Filipe Pereira Alvelos, investigador e professor na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, é o convidado da sessão que, no sábado, dia 12 de julho de 2025, às 15:00, dá continuidade ao ciclo Tardes de Matemática – Conversas Ímpares, com o tema Como atacar nas posições certas: a optimização nos incêndios florestais.
Iniciativa da Delegação Regional do Centro da Sociedade Portuguesa de Matemática a decorrer no UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, o ciclo de conversas tem entrada livre e não necessita de inscrição prévia.
Na sessão com que prossegue no UC Exploratório o ciclo Tardes de Matemática – Conversas Ímpares, no próximo sábado, 12 de julho, o convidado é Filipe Pereira Alvelos, professor na Escola de Engenharia da Universidade do Minho, que apresentará o tema Como atacar nas posições certas: a optimização nos incêndios florestais.
Os incêndios florestais têm um grande impacto na vida humana e nos ecossistemas. A redução dos seus impactos negativos passa necessariamente pela contribuição de diversas disciplinas, entre elas a matemática e, em particular, a optimização.
Nesta sessão Tardes de Matemática, Filipe Pereira Alvelos irá abordar o tema, começando por mostrar como uma determinada área pode ser representada por um grafo ao qual se associa informação relevante para simular a propagação de incêndios. Esta simulação baseia-se nos conceitos de caminhos e de caminhos mais curtos, conceitos estes que serão introduzidos com referência a outras áreas em que também desempenham um papel central, como a logística ou as telecomunicações.
O investigador irá ainda descrever um modelo matemático que, dada a localização de uma ignição, permite posicionar os meios de combate de forma a minimizar o impacto do incêndio, tendo em conta os principais fatores que condicionam a sua propagação (entre os quais, o vento), mas também abordará brevemente outra aplicação relevante, que consiste na integração do potencial de incêndio na gestão florestal.
Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas, área de Investigação Operacional, na Universidade do Minho, em 2005 (com a tese Branch-and-Price and Multicommodity Flows), Filipe Pereira Alvelos é professor no Departamento de Produção e Sistemas da Escola de Engenharia da Universidade do Minho.
PUBLICIDADE
Iniciado em 2022, este ciclo de conversas no UC Exploratório tem sessões em cada mês ímpar, no segundo sábado, às 15h00, com o objetivo de dar a conhecer a Matemática, a sua história e muitas das suas aplicações, a públicos de todas as idades, contribuindo para que a sociedade compreenda um pouco melhor a importância desta ciência.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE