No adro do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra, Maria Adelaide prepara-se para integrar a Procissão Penitencial em honra da Rainha Santa Isabel. Vestida com o tradicional traje da padroeira da cidade, a devota partilha uma história de fé, gratidão e promessas cumpridas.
“Vim hoje e já tinha vindo há dois anos, quando a minha filha teve um cancro. Cumpri uma promessa e volto agora a agradecer”, contou emocionada.
Maria Adelaide relata ainda outro momento marcante: quando rezou à Rainha Santa Isabel pela recuperação de um familiar gravemente doente. “Prometi que, se ele melhorasse, viria à procissão vestida como ela. E ele ficou bom. Estou aqui a cumprir o que prometi.”
PUBLICIDADE
Além do traje, traz consigo um ramo de rosas, símbolo do milagre mais conhecido da padroeira. “Estas rosas são uma homenagem. Ela transformava o pão em rosas, e por isso ofereço-lhe este ramo como sinal de amor e fé.”
Apesar de ter estado recentemente internada, não quis faltar. “A Rainha Santa fez-me um grande milagre. Estar viva e aqui hoje é prova disso.”
A devota espera conseguir aproximar-se do andor da Santa durante o percurso. “Se não puder ir mesmo ao pé, quero estar o mais perto possível. O importante é estar com o coração.”
Veja o direto do Notícias de Coimbra:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE