Região
Penela investe mais de 4 milhões de euros na requalificação da Escola Básica Infante D. Pedro

O Município de Penela apresentou, no passado dia 13 de junho, na Biblioteca da Escola Básica Infante D. Pedro, o projeto de requalificação daquele estabelecimento de ensino, numa sessão pública dirigida à comunidade educativa.
Esta intervenção, com um investimento superior a quatro milhões de euros, será financiada através de um empréstimo contraído pelo Governo junto do Banco Europeu de Investimento (BEI), destinado à requalificação de escolas não abrangidas pelo PRR. O projeto visa modernizar as infraestruturas escolares, melhorar as condições de conforto e acessibilidades e criar espaços educativos, dando resposta às necessidades de toda a comunidade escolar.
O Município de Penela apresentou, no passado dia 13 junho, na Biblioteca da Escola Básica Infante D. Pedro, o projeto de requalificação deste espaço educativo, numa sessão pública que contou com a presença do executivo municipal, do arquiteto responsável pelo projeto, de representantes da CCDR Centro e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), da Direção do Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro, do Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação e de vários membros da comunidade escolar.
PUBLICIDADE
A operação representa um investimento global de 4.018.093,83€ (acrescido de IVA), a ser financiado no âmbito do empréstimo de mil milhões de euros contraído pelo Governo junto do Banco Europeu de Investimento (BEI), destinado a financiar a requalificação de estabelecimentos de ensino que ficaram excluídos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A intervenção abrange a renovação da escola e do pavilhão desportivo, incluindo a substituição de coberturas, fachadas, caixilharias e instalações técnicas, e de todo o mobiliário, a reorganização dos espaços interiores e a criação de novos espaços, como um auditório e uma sala polivalente. Estão também contempladas medidas de acessibilidade, com instalação de elevadores e eliminação de barreiras arquitetónicas, bem como soluções de maior eficiência energética e conforto térmico.
A obra será realizada através de concurso público, estando em fase de preparação os respetivos procedimentos.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Santos, esta é “uma obra estruturante e há muito necessária, que reflete o nosso compromisso com a Educação, com a qualidade das infraestruturas escolares e com o bem-estar das nossas crianças, jovens, professores, funcionários municipais e toda a comunidade educativa. Sendo a escola ainda o grande elevador social torna ainda mais importante esta intervenção, que assegura o futuro da escola pública em Penela. É um dia particularmente feliz e de grande orgulho para este executivo poder num só mandato conseguir requalificar a Escola Sede e o Centro de Saúde.”
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE