Vamos

Um verão com “Melodias e Notas ao Entardecer” na Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 19 horas atrás em 10-07-2025

A cultura volta a sair à rua no verão de 2025 com o ciclo CAE Fora de Portas, iniciativa promovida pelo Município da Figueira da Foz, através do Centro de Artes e Espetáculos, em articulação com a Divisão de Monumentos Históricos.

Este ano, os palcos são dois dos mais emblemáticos monumentos do concelho — o Paço de Maiorca e o Mosteiro de Santa Maria de Seiça — que acolhem uma programação artística de excelência onde a música, a dança e o património se encontram ao entardecer.

Do jazz ao fado, passando pela dança contemporânea, os espetáculos prometem envolver públicos diversos, convidando à redescoberta de lugares singulares. Uma aposta clara na descentralização cultural e na valorização do território, num formato que alia o lazer à fruição artística e ao contacto com o património local.

PUBLICIDADE

“Através de uma programação artística de excelência, levamos a cultura para fora dos espaços tradicionais e convidamos o público a redescobrir dois dos nossos mais emblemáticos monumentos: o Paço de Maiorca e o Mosteiro de Santa Maria de Seiça”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Pedro Santana Lopes.

“Queremos que cada espetáculo seja uma experiência completa, onde a música e a dança se unem ao património, à paisagem e à vivência coletiva dos nossos lugares.”, sublinha o autarca.

Num ambiente descontraído e acolhedor, os jardins do Paço de Maiorca, um palácio do século XVIII, abrem-se à música pop, soul e jazz, e à convivência, com o apoio da Antena 1. Os fins de tarde de 15 e 30 de agosto, assim como de 13 de setembro, ganham nova vida com concertos ao ar livre, que incluem visita aberta ao palácio, DJ sets e serviço de bar assegurado pelo Alambique Music Pub.A doçaria tradicional marca presença com o emblemático arroz-doce, preparado pela Confraria do Arroz-Doce de Maiorca.

Assim, a 15 de agosto o Paço de Maiorca recebe MILHANAS (fado pop) e a DJ MATILDE CASTRO; a 30 de agosto JÉSSICA PINA (jazz, trompete e voz) e a DJ MAFALDA NUNES; a 13 de setembro – GEORGIA CÉCILE (soul, Reino Unido), distinguida como “Vocalista do Ano” pela Jazz FM, que apresentará um espetáculo com influências de Aretha Franklin e Nina Simone, num registo sofisticado entre o soul, o jazz e o R&B. O Dj set fica a cargo da DJ GROOVE ARMANDA.

O programa tem início sempre às 17:00 e termina às 21:00. O bilhete diário terá um custo de 7 euros e o Pack 3 dias de 15 euros. A entrada para crianças até aos 12 anos é gratuita. O município assegura transporte em autocarro municipal, mediante inscrição prévia .

Classificado como Monumento Nacional, o Mosteiro de Santa Maria de Seiça será palco, sempre às 19:00, de um programa mais intimista e contemplativo, onde a monumentalidade do espaço se cruza com a elegância da música e da dança.

Entre o piano de Rui Massena (23 de agosto), os ambientes sonoros de Rodrigo Leão (O Mundo – 6 setembro) e a dança contemporânea do Quorum Ballet (Correr o Fado – 20 de setembro), este ciclo celebra o património imaterial em plena harmonia com a paisagem envolvente.

O Bilhete diário terá um custo de 15 euros, o pack 3 dias de 30 euros. O município assegurará transporte em autocarro municipal, mediante inscrição prévia .

Este ciclo reforça a aposta do Município na cultura enquanto elemento central de desenvolvimento, identidade e atratividade. Através de propostas que unem arte e território. A iniciativa promove o acesso democrático à cultura e valoriza os lugares com história, dando-lhes nova vida.

Mas este verão o Centro de Artes e Espectáculos não irá estar apenas fora de portas. De 14 a 17 de agosto, o espaço cultural receberá A SOLO NO CAE, dois concertos por noite, de caráter mais intimista, na esplanada virada às Abadias, sempre a partir das 22:00.

Da programação farão parte ANA LUA CAIANO, que une tradição à modernidade e vem apresentar o seu muito aclamado álbum de estreia “Vou ficar Neste Quadrado”; S. PEDRO, alter-ego de Pedro Pode, que conhecemos dos Doismileoito, e celebra este ano 1O anos de carreira (14 agosto); MARGARIDA, jovem cantautora que vem apresentar a sua delicada escrita de canções intimistas e MARIANA DALOT, jovem artista que tem na sua música uma identidade pop e um lado marcadamente intimista (15 agosto); MICO DA CÂMARA PEREIRA, nome sobejamente conhecido da música portuguesa que celebra este ano os 39 anos de carreira e LEO MIDDEA, artista brasileiro de voz doce e autor de canções influenciadas pela Música Popular Brasileira (16 agosto); JOANA ALMEIRANTE, jovem cantautora que vem apresentar o seu álbum de estreia “Leva-me pra Longe”, bem como temas do seu próximo trabalho, e NOBLE, que tem a arte de tocar as almas de quem o ouve com as suas belas melodias (17 agosto).

Um conjunto de concertos que prometem noites acolhedoras de Verão, plenas de música e emoções.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE