Extra
Nem todos os detergentes limpam bem. Saiba escolher os mais eficazes e seguros

Imagem: depositphotos.com
A escolha do detergente certo para cada tarefa doméstica pode parecer simples, mas esconde armadilhas. A eficácia dos detergentes, tanto lava-tudo como os manuais para a loiça, depende sobretudo da composição e da concentração de tensioativos — os compostos que removem a sujidade.
No caso da loiça, o que conta é a espuma e a sua durabilidade na esponja. Já nos lava-tudo, muitos produtos não limpam como prometem, quer em uso puro, quer diluído. A DECO PROteste sublinha que, apesar das alegações de versatilidade, estes detergentes não substituem todos os outros: continuam a ser necessários produtos anticalcário e específicos para roupa e loiça.
Muitos detergentes incluem perfumes e conservantes prejudiciais para a saúde e o ambiente. Substâncias como Limonene, Lilial, ou MIT estão associadas a reações alérgicas e toxicidade aquática. Usar luvas e lavar bem as mãos depois da limpeza são medidas básicas de segurança.
PUBLICIDADE
A tendência dos sabões sólidos para loiça, por exemplo, pode parecer mais sustentável, mas os testes mostram que são geralmente menos eficazes, mais caros e, por vezes, até mais agressivos para o ambiente do que os detergentes líquidos tradicionais.
Como escolher melhor? Prefira detergentes com menos aditivos e verifique a percentagem de tensioativos. Nem sempre a embalagem mais barata compensa. Avalie quanto usa por lavagem. O Rótulo Ecológico Europeu garante menor impacto ambiental. Já o selo Escolha Verde da DECO PROteste assegura também a eficácia. A tampa do frasco serve de medida, mas varia entre marcas. Siga sempre as instruções.
A promessa de limpeza pode vir com espuma, aroma e rótulos verdes, mas só a análise atenta e a informação independente garantem escolhas mais eficazes, económicas e sustentáveis.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE