Economia

Sabia que pode receber 750 euros para fazer uma formação?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 24 minutos atrás em 11-07-2025

O prazo de candidaturas ao “Cheque-Formação + Digital” foi alargado até 31 de dezembro de 2025, permitindo que qualquer trabalhador tenha acesso a um apoio de até 750 euros para frequentar ações de formação em competências digitais.

A medida, em vigor desde 2023 e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), faz parte do programa Emprego + Digital 2025 e tem como objetivo promover a empregabilidade, progressão profissional e adaptação à transformação digital.

O apoio está disponível para todos os trabalhadores, incluindo: “trabalhadores por conta de outrem, trabalhadores independentes (com rendimentos profissionais ou empresariais), empresários em nome individual, sócios de sociedades unipessoais e funcionários públicos”.

PUBLICIDADE

Apesar de aberto a todos, a prioridade é dada a trabalhadores envolvidos na transição digital da sua organização, pessoas em risco de desemprego, indivíduos com baixo nível de literacia digital e género sub-representado na profissão.

São apoiadas formações certificadas pela DGERT em áreas como cibersegurança e segurança informática, análise de dados e Business Intelligence, gestão de redes sociais e comércio digital e UX/UI design, bem como ferramentas de produtividade e colaboração e robótica, CRM, Indústria 4.0, entre outras, explica a DECO PROteste.

As formações podem ser presenciais, à distância ou em regime misto. No entanto, não são elegíveis formações já financiadas por outros apoios públicos ou comunitários e exigidas por lei para o exercício de uma profissão regulamentada.

Cada trabalhador pode receber até 750 euros a cada 12 meses. O apoio é atribuído mediante reembolso, após a conclusão da formação, e cobre inscrição, frequência e certificação, desde que as despesas estejam em nome do candidato e devidamente comprovadas.

Exemplo: se alguém recebeu o apoio em junho de 2024, pode voltar a pedi-lo em julho de 2025, desde que a nova formação termine até 31 de dezembro de 2025.

A candidatura deve ser feita junto do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). O processo requer: escolha de formação certificada, justificação da escolha, apresentação dos custos e entrega de documentação como fatura e comprovativo de conclusão.

A formação deve estar registada na plataforma SIGO pela entidade formadora.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE