Coimbra

“Estou muito feliz por estar em casa”: Beatriz Rosário estreia álbum num “concerto exclusivo” em Coimbra

Notícias de Coimbra | 16 horas atrás em 09-07-2025

As Festas da Cidade e da Rainha Santa Isabel continuam a trazer música e cultura ao coração de Coimbra, desta . Esta terça-feira, 9 de julho, o Jardim da Sereia receberá Beatriz Rosário, que apresenta ao vivo, pela primeira vez em Coimbra, o seu álbum de estreia, Alfa.

“Estou muito feliz por estar em casa”, confessou a artista, emocionada. Natural de Coimbra, Beatriz recorda com carinho os tempos de infância, adolescência e estudo na cidade, e diz estar particularmente tocada por atuar num local tão simbólico como o Jardim da Sereia.

“Gravei aqui há seis ou sete meses o videoclipe de ‘Madalena’, com a estudantina universitária de Coimbra, e agora estar aqui a cantar para o público da minha cidade é muito especial. A vida tem estas coisas bonitas”, acrescenta em entrevista ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

O concerto desta noite marca a primeira grande atuação de Beatriz Rosário em nome próprio num palco de grandes dimensões em Coimbra. Apesar de já ter atuado em espaços mais intimistas e ter participado em eventos como as comemorações do 25 de Abril, este espetáculo representa um novo patamar na carreira da fadista pop.

O público pode esperar uma fusão entre o fado tradicional e as sonoridades contemporâneas. “O espetáculo é muito enérgico, com uma dinâmica brutal de emoções”, revela a cantora, garantindo momentos únicos e inéditos, incluindo uma versão especial ao piano de um dos seus temas.

“Este concerto é exclusivo. Não o vamos repetir nem em Braga, nem na Póvoa, nem em Viena, onde vamos atuar em breve. Quem quiser ver, tem mesmo de vir hoje”, sublinha.

Beatriz Rosário afirma que a sua base musical vem do fado, herdada de ouvir discos antigos na casa dos avós. “Cresci a ouvir Alfredo Marceneiro, Hermínia Silva e Amália Rodrigues. E, claro, como nasci em Coimbra, o fado de Coimbra sempre me acompanhou.”

O álbum Alfa, embora influenciado por essas raízes, representa também uma tentativa de aproximar o público jovem ao universo do fado. “Tenho recebido mensagens de jovens que me dizem que não gostavam muito de fado, mas que começaram a gostar por causa desta abordagem mais pop e eletrónica.”

O concerto de Beatriz Rosário realiza-se esta noite, a partir das 21:30, no Jardim da Sereia, com entrada gratuita. Para quem não puder comparecer presencialmente, o Notícias de Coimbra fará a transmissão em direto através do Facebook.

Beatriz ainda deixa o convite:

“Vai ser uma viagem de emoções entre Coimbra e Lisboa, com temas únicos e muito especiais. Se quiserem juntar-se a nós esta noite, são muito bem-vindos!”

Veja o direto do Notícias de Coimbra:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE