Educação

Politécnico de Coimbra é uma “verdadeira comunidade académica, coesa e orgulhosa”

António Alves | 17 horas atrás em 09-07-2025

O presidente fez um balanço de oito anos em que esteve à frente da instituição que esta quarta-feira assinalou o 46º aniversário.

Jorge Conde aproveitou o seu discurso para dar conta do trabalho que fez à frente da instituição de ensino ao longo dos últimos 8 anos.

“Quando assumi a Presidência, em 2017, o Politécnico de Coimbra encontrava-se perante importantes desafios e oportunidades. Tínhamos uma visão clara: tornar o IPC mais unido, mais relevante e mais humano, sem jamais desviar o foco da sua missão de formar pessoas e servir a sociedade. Hoje, ao olhar para trás, vejo que cumprimos essa visão”, afirmou.

PUBLICIDADE

Na sua intervenção, recordou “as noites mal dormidas, preocupado com a sustentabilidade da instituição, com a necessidade de modernização de estruturas, ou – mais tarde – com a inesperada crise de saúde pública que assolou o mundo”.

Jorge Conde afirmou que foi possível eliminar “barreiras com e entre as unidades orgânicas – deixámos de ser seis escolas isoladas para funcionarmos cada vez mais como um todo unido, quebrando de vez a visão fragmentada do passado”. Na prática, e ao fim de 8 anos, “deixámos um Politécnico de Coimbra melhor, mais maduro e preparado para o futuro”.

Veja o Direto NDC com Jorge Conde

Na cerimónia, que contou com um conferencista convidado – Mário Centeno, Governador do Banco de Portugal -, foi entregue uma Bolsa de Mérito à aluna Ana Isabel Silva (ISCAC).

Para reconhecer o mérito desportivo e científico dos membros da comunidade, foram entregues os Prémios Atletas a Carolina Marques Soares e Inês Beatriz Penetra; Prémio Ciência e Inovação à investigadora Carla Ferreira e o Prémio Sociedade João Monteiro (Associação Reabilita Coimbra).

O Politécnico de Coimbra distinguiu ainda os profissionais com mais longevidade na casa e aqueles que terminaram a carreira profissional no final de 2024.

Clique nas imagens e veja quem foi homenageado no Dia do IPC

Para além de Jorge Conde, usaram da palavra a vereadora da câmara de Coimbra, Ana Bastos; a representante das associações de estudantes Mafalda Pinto e o presidente do Conselho Geral, Filipe Preces.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE