Região

Empreitada de Construção da Rede de Saneamento Redinha/Soure inaugurada pela Ministra do Ambiente e Energia

Notícias de Coimbra | 15 horas atrás em 08-07-2025

A Senhora Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, esteve hoje em nos Concelhos de Soure e Pombal, a inaugurar as obras de construção da Rede de Saneamento Redinha/Soure, acompanhada pelos Presidentes dos dois Municípios, Mário Jorge Nunes e Pedro Pimpão, respetivamente. 

Esta empreitada teve como principal objetivo garantir o acesso ao serviço de saneamento de águas residuais dos lugares de Bonitos, Simões, Lourenços, Mogadouro, Guerres, Marco do Sul, Figueirinha e Casal do Barril, pertencentes ao Concelho de Soure, bem como resolver o problema relativo ao fim de vida útil da antiga ETAR da Redinha, no Concelho de Pombal.

A solução desenvolvida reflete uma estratégia conjunta entre os dois territórios, permitindo desativar a ETAR da Redinha, que tinha a sua capacidade esgotada, e, simultaneamente, alargar a cobertura do serviço de saneamento.

PUBLICIDADE

O sistema irá servir uma população estimada de 4.764 habitantes no ano horizonte de projeto, designadamente 1.729 habitantes do Concelho de Soure e 3.035 habitantes do Concelho de Pombal.

A empreitada de “Construção das Redes de Simões, Lourenços, Mogadouro, Marco do Sul – 1ª fase (SAR de Almagreira)” foi executada no âmbito da operação nº POSEUR-03-2012-FC-001182, representando um investimento de 3,1 milhões de euros, com uma comparticipação de Fundo de Coesão de 695 mil euros. 

A rede executada, nesta 1ª fase, contempla 14 km de coletores, 6 km de condutas elevatórias e 4 Estações Elevatórias, que recolhe os efluentes nos lugares de Simões (Casal Justo, Areias de Simões, Carvalhal de Simões, Simões), Lourenços, Marco do Sul e Figueirinha, encaminhando-os para tratamento na ETAR de Almagreira, localizada no Concelho de Pombal.

A obra teve início a 17 de maio de 2021 e ficou concluída a 31 de março de 2024, tendo o sistema entrado em funcionamento em junho de 2025, após a instalação do PT e ligação dos ramais de energia elétrica pela E-Redes. Nesta 1ª fase a população adicional servida no Concelho de Soure é de 484 habitantes, correspondendo a 320 alojamentos.

Na Estação Elevatória de Águas Residuais, a Senhora Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, descerraram a placa inaugurativa da empreitada, localizada na Rua da Figueirinha, Meãs.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE