O gestor de projetos João Duarte é o candidato do CDS-PP à Câmara de Oliveira do Hospital e defende como grandes prioridades a fixação de jovens no concelho, bem como o desenvolvimento e ordenamento do território.
“A nossa principal bandeira é a fixação de jovens, neste concelho do interior do país, que tem grandes dificuldades com as acessibilidades”, destacou.
Em declarações à agência Lusa, o candidato de 26 anos explicou que a outra grande prioridade passa pelo desenvolvimento e ordenamento do território.
PUBLICIDADE
“Nós somos a porta de entrada para o Parque Natural da Serra da Estrela. Essa tem de ser uma das nossas principais prioridades, pois fomos devastados completamente por um incêndio em 2017, que destruiu 98% da floresta do território”, referiu.
De acordo com o antigo presidente da concelhia do CDS-PP em Oliveira do Hospital, que desempenhou funções entre 2020 e 2024, a sua candidatura avançou porque se sente “uma absoluta necessidade de fazer algo diferente por Oliveira do Hospital”.
“Não há mudança desde o início do século. Com as duas forças políticas, o PS e o PSD, o concelho continuou num ciclo completamente decadente, com perda de empresas relevantes, perda de pessoas. Oliveira do Hospital perdeu 15% da população desde o início do século”, afirmou.
Para o candidato, este concelho do distrito de Coimbra precisa de “gente nova e com mais mundo”.
“Somos uma candidatura aberta à comunidade, com uma equipa extremamente jovem, com uma média de idades que anda francamente abaixo dos 35 anos”, acrescentou.
João Duarte já tinha feito parte da lista do CDS-PP à Câmara de Oliveira do Hospital em 2017 e em 2021 também fez parte da lista da coligação PSD/CDS-PP.
Para além de João Duarte, pelo CDS-PP, participam também na corrida autárquica o atual presidente, José Francisco Rolo, que procura assegurar um terceiro mandato pelo PS, e o vereador Francisco Rodrigues, que é candidato do PSD.
O socialista José Francisco Rolo foi eleito presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital em 2021 com 56,21% dos votos, enquanto a coligação PSD-CDS/PP, liderada por Francisco Rodrigues, arrecadou 33,87% dos votos.
O executivo da Câmara de Oliveira do Hospital é formado por quatro eleitos do PS e três do PSD-CDS.
As eleições autárquicas foram agendadas para 12 de outubro.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE