O convite é da Liga dos Amigos da Freguesia de Alvoco da Serra, no concelho de Seia.
Na Aldeia de Montanha de Alvoco da Serra, no concelho de Seia, o Verão era tempo de muito trabalho, os pastores iam para a serra e na labuta agrícola acompanhavam-se diariamente as culturas, e na eira malhava-se o centeio.
PUBLICIDADE
Aquecido o eirado os malhadores, dispostos em duas fileiras, frente a frente, agarravam os manguais, previamente molhados, e partiam para a primeira malhadela fazendo soltar o grão que servia de alimento durante todo o ano.
A feitura do pão seguia todo um ritual que se iniciava com a colheita do centeio, a malha, e a moagem nos tradicionais moinhos de água, depois cada família, na sua casa, preparava a massa para mandar cozer o seu pão.
O convite da Liga dos Amigos da Freguesia de Alvoco da Serra (LAFAS), da Junta de Freguesia de Alvoco da Serra e da Sociedade Recreativa Sras é que se junte aos habitantes locais para vivenciar aquela que é uma das muitas tradições da aldeia, a malha do Centeio, que terá lugar no próximo dia 12 de julho, no lugar da Eira, com merendas e almoço, que carecem de inscrição até 10 de julho.
“Será uma verdadeira lição agrícola!”, refere a organização.
E se o calor apertar, venha preparado para um mergulho nas águas límpidas do Poço do Lagar em Vasco Esteves de Baixo, ou na piscina da aldeia.
As inscrições podem ser feitas presencialmente nas instalações da Sociedade Recreativa de Alvoco da Serra (SRAS) e da Junta de Freguesia, ou através dos telefones: 238 953 849 (SRAS), 238 953 886 (Junta de Freguesia) e 965 872 960 (LAFAS). O preço da inscrição será 25 euros (almoço e merendas).
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE