Justiça

Multa e até perde pontos: Tudo por causa deste erro

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 minutos atrás em 04-07-2025

Conduzir fora da faixa da direita sem justificação válida pode sair caro.

PUBLICIDADE

publicidade

A DECO PROteste alerta para os riscos e sanções associadas à circulação incorreta nas vias com várias faixas de rodagem no mesmo sentido, um tema que continua a gerar dúvidas entre os condutores portugueses.

PUBLICIDADE

A regra é clara: os veículos devem circular na via mais à direita, sempre que possível, exceto quando pretendem ultrapassar ou mudar de direção. Permanecer injustificadamente na faixa central ou esquerda, sobretudo em autoestradas e vias rápidas, pode não só criar situações de perigo, como resultar em contraordenações graves ou muito graves.

Circular no meio da estrada — sem necessidade — representa um risco para todos: reduz o espaço entre veículos, aumentando o risco de colisão, dificulta ultrapassagens, pode criar falsas perceções de velocidade, levando a manobras perigosas.

A legislação prevê coimas de 60 a 300 euros para quem desrespeitar as regras de circulação, incluindo mudanças de direção indevidas ou má utilização das vias de trânsito. Em certos casos, os condutores podem ainda perder quatro pontos na carta de condução e ser alvo de sanções acessórias, como a inibição de conduzir por dois meses a dois anos.

Já a ultrapassagem pela direita — muitas vezes feita para contornar condutores que permanecem na faixa central — pode custar entre 250 e 1250 euros, mesmo que não se ultrapasse o limite de velocidade.

Ultrapassar pela direita só é permitido em situações muito específicas: se o condutor da frente tiver sinalizado mudança à esquerda ou se a ultrapassagem for feita numa via de sentido único e o veículo da frente estiver a preparar-se para parar ou estacionar à esquerda.

Nas localidades, a obrigação de circular à direita é mais flexível. Os condutores podem utilizar a via mais conveniente ao seu destino, desde que o façam com segurança e sinalizem as manobras corretamente.

Ainda assim, mudanças de direção, ultrapassagens ou paragens mal executadas também podem dar origem a coimas entre 60 e 300 euros.

Quando está a ser ultrapassado, o condutor deve manter-se à direita e nunca acelerar. Impedir intencionalmente uma ultrapassagem pode implicar coimas entre 120 e 600 euros e perda de pontos na carta.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE