Coimbra

Coimbra vai “parar”!

Notícias de Coimbra com Lusa | 16 horas atrás em 03-07-2025

As Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel estão de regresso a partir de amanhã, dia de 4, e prolongam-se até dia 13 de julho, com o mote de celebrar e homenagear Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

O destaque da programação vai para o concerto de Xutos & Pontapés no dia 5 de julho na Feira Popular, mas o programa inclui, ainda, outros espetáculos, com Beatriz Rosário (dia 9), a Serenata dos Antigos Estudantes (dia 10), Eric Bonillo plays Santana (dia 11), The Lucky Duckies (dia 12) e a Estudantina Universitária de Coimbra (dia 13). Neste período, no âmbito das celebrações religiosas, civis e institucionais das Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel, vão ser implementados diversos condicionamentos de trânsito e de estacionamento, de modo a garantir a segurança dos participantes e o normal desenrolar dos eventos.

PUBLICIDADE

No dia 4 de julho, por ocasião da Missa Solene, e tendo em conta a previsão de elevada participação, será cortado o trânsito na Calçada de Santa Isabel, entre o entroncamento com a Rua Mendes dos Remédios e a zona do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, a partir das 9:00. O acesso será garantido a moradores até ao Largo da Senhora da Esperança. Os veículos devidamente identificados com dístico da Confraria podem aceder ao Mosteiro.

No dia 10 de julho, devido à Procissão de Penitência, vai realizar-se o corte total de trânsito, entre as 16:30 de quinta-feira e a 1:00 de sexta-feira, nas seguintes artérias: Calçada Santa Isabel, Rua Mendes dos Remédios, Rua Carlos Alberto Pinto de Abreu, Rossio de Santa Clara, Avenida da Guarda Inglesa (entre o Rossio e a Rua Luís António Verney), Rua Feitoria dos Linhos, Rua António Augusto Gonçalves (exceto para residentes), Avenida João das Regras, Avenida Inês de Castro, Avenida de Conimbriga (entre a Rua Luís António Verney e a Avenida João das Regras), Ponte de Santa Clara, Largo da Portagem, Avenida Emídio Navarro, Rua da Sota, Rua Ferreira Borges e Rua Visconde da Luz.

Na Avenida Emídio Navarro, a procissão segue junto ao rio, invertendo nas proximidades da Estação Nova e regressando à Portagem pelo canal do Metro Mondego, retomando o percurso habitual pela Rua Ferreira Borges. Durante o corte, as vias no sentido Sul–Norte junto à Sanfil e ao Hotel Astória vão funcionar como corredor de emergência.

Vai ser ainda implementada reserva de estacionamento, entre as 00h00 de 9 de julho e a 1h00 de 11 de julho, na Calçada de Santa Isabel (em toda a sua extensão), Avenida João das Regras e Avenida Emídio Navarro (entre a Rua de Olivença e a Estação Nova – Coimbra A).

Na imagem, a vermelho está identificado o trajeto da procissão e a amarelo estão indicadas as vias condicionadas:

No dia 13 de julho, por ocasião da Procissão Solene, vai realizar-se também corte total de trânsito, entre as 14h30 e as 21h00, na Praça 8 de Maio, Rua Visconde da Luz, Rua Ferreira Borges, Avenida Emídio Navarro (entre a Estação Nova e a rotunda com a Rua de Olivença, exceto para transportes públicos até ao cruzamento com a Rua da Sota), Rua de Olivença, Largo da Portagem, Ponte de Santa Clara, Avenida João das Regras, Avenida Inês de Castro, Rua António Augusto Gonçalves (exceto para residentes), Rua Feitoria dos Linhos, Avenida da Guarda Inglesa (entre o Rossio de Santa Clara e a Rua Luís António Verney), Avenida de Conimbriga (entre a Rua Luís António Verney e a Avenida João das Regras), Rossio de Santa Clara, Rua Carlos Alberto Pinto de Abreu, Rua Mendes dos Remédios e Calçada Santa Isabel.

A reserva de estacionamento para este dia vai ser aplicada entre as 00h00 de 12 de julho e as 21h00 de 14 de julho, na Calçada Santa Isabel (em toda a sua extensão), Rua Mendes dos Remédios, Avenida João das Regras e Avenida Emídio Navarro (entre a Rua de Olivença e a Estação Nova – Coimbra A).

Na imagem, a vermelho está identificado o trajeto da procissão e a amarelo estão indicadas as vias condicionadas:

No dia 5 de julho, por ocasião do concerto dos Xutos & Pontapés, às 22h00 na Praça da Canção, não estão previstos cortes de trânsito. No entanto, caso se revele necessário garantir a segurança e a ordem pública, poderão ser implementados cortes ou condicionamentos nas vias próximas, mediante avaliação pelas forças de segurança.

Nos dias 9, 11, 12 e 13 de julho, durante os concertos no Jardim da Sereia (às 21h30), vai ser realizada reserva de dez lugares de estacionamento a montante dos espaços já atribuídos à Escola de Condução. Não estão definidos cortes de trânsito, mas podem vir a ocorrer condicionamentos nas imediações da Praça da República, nomeadamente nas ruas Almeida Garrett e Alexandre Herculano, caso as forças de segurança assim o determinem.

No dia 10 de julho, devido à XI Serenata dos Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra, que se vai realizar às 21h30 no Largo da Sé Nova, vai haver corte de trânsito, a partir das 00h00 do dia 9, na Rua Inácio Duarte, Largo Marquês de Pombal, Largo da Feira dos Estudantes e Rua dos Estudos. A reserva de estacionamento vai ser aplicada no Largo da Feira dos Estudantes a partir das 00h00 do dia 9, e na Rua Inácio Duarte, Largo Marquês de Pombal e Rua dos Estudos, a partir das 8h00 do dia 10.

Na imagem, a vermelho as vias cortadas ao trânsito e a verde o local da serenata:

Como habitualmente, os condicionamentos ao trânsito implicam alterações na rede dos transportes públicos, com desvios temporários, reforços operacionais e retoma progressiva dos percursos habituais consoante a normalização da circulação.

Devido à realização da procissão da Rainha Santa Isabel, no dia 10 de julho, entre as 16h30 e a 1h00, vão ser afetadas as linhas 6, 6F, 7, 7T, 9F, 10, 10A, 13, 13P, 14, 14T, 18, 20, 21, 22, 23C, 24, 24T, 31, 32, 33, 38, 41, 42V, 43, 44, 45, 47, 48, 48T, 49T, 204 e Linha Botânico.

No dia 13 de julho, entre as 14h30 e as 21h00, serão afetadas as linhas 5F, 6, 6F, 7, 7T, 9F, 10, 13, 14T, 18F, 23F, 20, 21A, 22F, 24T, 31, 32, 38, 38F, 43, 47F, 49T e Linha Botânico.

Nos dias 9, 10, 11, 12 e 13 de julho, em virtude da realização dos concertos no Jardim da Sereia e da Serenata dos Antigos Estudantes no Largo da Sé Nova, será proibido o exercício da atividade de venda ambulante e de restauração ou bebidas não sedentárias, incluindo a venda de balões, pipocas, castanhas, algodão doce ou artigos similares, bem como a venda de produtos por artistas, no perímetro compreendido entre a Rua Pedro Monteiro, Rua Lourenço de Almeida Azevedo, Praça da República, Rua Tenente Valadim, Avenida Sá da Bandeira, Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, Rua da Couraça dos Apóstolos, Rua São João, Rua São Pedro, Rua Arco da Traição, CC Martim de Freitas e Rua de Tomar.

No dia 10 de julho, por ocasião da Procissão de Penitência, será proibida a ocupação do espaço público com esplanadas ou quaisquer estruturas de apoio a estabelecimentos entre as 16h30 do dia 10 e a 1h00 do dia 11, nas vias abrangidas pelo percurso da procissão e zonas adjacentes. Esta proibição estende-se também à atividade de venda ambulante e de restauração ou bebidas não sedentárias, nas mesmas áreas, entre as 00h00 do dia 10 e a 1h00 do dia 11.

No dia 13 de julho, durante a Procissão Solene, aplicam-se as mesmas restrições, com proibição de ocupação do espaço público e de venda ambulante entre as 00h00 e as 21h00 do dia 13, nas ruas abrangidas pelo percurso da procissão e zonas envolventes.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE