Durante séculos, um ditado popular alertou para os riscos de comer queijo antes de dormir: “Não comas queijo antes de te deitares, senão vais ter pesadelos”. Embora muitos pensem que é apenas uma superstição, um estudo recente pode ter finalmente dado razão a essa sabedoria popular.
Pesquisadores liderados por Tore Nielsen, da Université de Montréal, publicaram um estudo que explora a ligação entre a intolerância à lactose e os pesadelos. O estudo revela que o desconforto gastrointestinal causado por alimentos, como os laticínios, pode perturbar o sono e influenciar os sonhos de forma negativa
PUBLICIDADE
Os resultados foram intrigantes. Cerca de 40,2% dos participantes relataram que a alimentação afetava a qualidade do seu sono, para melhor ou para pior. Além disso, 5,5% dos participantes disseram ter notado um efeito direto da alimentação nos seus sonhos.
Entre os alimentos mais mencionados como responsáveis por noites agitada estavam doces, comidas picantes e, claro, os laticínios. O estudo especialmente se concentrou na intolerância à lactose, que foi fortemente associada a pesadelos, sono interrompido e problemas digestivos
Este estudo sugere que o ditado popular de que “sonhamos o que comemos” pode não ser uma mera superstição. A conexão entre intolerâncias alimentares, como a lactose, e a qualidade do sono, incluindo a ocorrência de pesadelos, é real e científica. De fato, a alimentação parece ser um fator chave no que diz respeito à nossa saúde mental e ao tipo de sonhos que temos.
Portanto, da próxima vez que acordar no meio da noite após sonhar com um gigantesco pedaço de queijo, talvez seja hora de reconsiderar o que comeu antes de dormir.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE