Saúde

Sofre com azia? Descubra como prevenir este desconforto comum

Notícias de Coimbra | 14 horas atrás em 02-07-2025

A azia é um sintoma frequente de distúrbios digestivos, que pode afetar até 30% da população adulta. Embora não seja uma doença em si, ela é um sinal de alerta.

PUBLICIDADE

publicidade

O sintoma mais característico da azia é um ardor que começa na região do esterno (parte central do peito) e pode subir até a garganta. Esse desconforto tende a ocorrer após as refeições ou quando o paciente se deita, podendo durar de minutos a horas, explica o site da CUF.

PUBLICIDADE

O ardor é provocado pela irritação do esófago pelo ácido estomacal. Em alguns casos, a azia é acompanhada por um gosto amargo na boca, mas não deve ser confundida com dificuldades para engolir (disfagia), que são sinais de outras condições graves.

As principais causas da azia incluem refluxo devido a uma falha no mecanismo que impede o retorno do conteúdo gástrico ao esófago. A hérnia do hiato, por exemplo, é uma das causas que favorece esse refluxo. Outros fatores que contribuem para a azia são refeições abundantes, deitar-se logo após comer, gravidez, consumo de substâncias como tabaco, café, álcool, chocolate, alimentos gordurosos ou picantes, e até mesmo o stress.

Para evitar episódios de azia, algumas medidas simples podem ser eficazes entre elas: evitar refeições pesadas antes de dormir, elevar a cabeceira da cama durante o sono, perder peso e evitar roupas apertadas e evitar substâncias irritantes como cafeína, alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas.

Embora muitos casos de azia possam ser tratados de forma eficaz com medicamentos e mudanças no estilo de vida, a persistência dos sintomas deve ser investigada.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE