O Notícias de Coimbra (NDC) recebeu uma denúncia anónima sobre um alegado caso de maus-tratos a uma idosa de 90 anos, recentemente falecida, que se encontrava internada no Lar Nossa Senhora do Pranto, em Arazede, concelho de Montemor-o-Velho.
A queixa refere que “há suspeitas fundadas e relatos consistentes que indicam situações de negligência e maus-tratos por parte de uma ou mais cuidadoras da instituição”.
PUBLICIDADE
Foi criada ainda uma página de Facebook na tentativa de dar visibilidade ao caso.
Contactado pelo Notícias de Coimbra, o Centro Paroquial de Solidariedade Social de Arazede, enquanto entidade responsável pelo Lar Nossa Senhora do Pranto, refere em resposta a um email enviado pela redação do NDC, que “desconhece qualquer situação que envolva maus-tratos ou negligência relativamente a qualquer utente, nomeadamente no caso da utente referida, entretanto falecida”.
Inclusive, a instituição já tem “a decorrer um processo de averiguação interna com vista ao apuramento rigoroso dos factos”.
A entidade sublinha que “a utente em questão faleceu por causas naturais, devidamente confirmadas, não havendo qualquer indício, suspeita ou sinal de negligência ou maus-tratos relacionados com o seu falecimento”.
O Centro Paroquial diz ainda que “avançará com participação criminal contra o(s) autor(es) da referida denúncia, por forma a salvaguardar a reputação, dignidade e bom nome do Lar Nossa Senhora do Pranto”.
A instituição descreve que proporciona “um serviço digno, profundamente humanizado e centrado no bem-estar dos seus utentes, com equipas dedicadas e comprometidas com os mais elevados padrões de cuidado e respeito para com a população idosa”.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE