Saúde

Beber café logo ao acordar está a fazer mais mal do que bem

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 22 horas atrás em 02-07-2025

Imagem: Pexels

Para muitos, o dia só começa depois da primeira chávena de café. No entanto, especialistas em sono e neurologia alertam: beber cafeína logo após acordar pode não ser o mais benéfico para o corpo — e pode até interferir negativamente na energia e concentração ao longo do dia.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a psicóloga e especialista em sono Leah Kaylor, o problema está no cortisol, uma hormona natural que atinge o pico entre 30 a 45 minutos depois de acordar. Esta hormona é responsável por nos manter alerta nas primeiras horas da manhã. Ingerir cafeína durante esse período pode sobrecarregar o organismo. “É como acelerar um motor que já está em ‘overdrive’”, afirma a especialista, citada pelo site Parade.

PUBLICIDADE

A neurologista Ella Akkerman complementa: a cafeína bloqueia a adenosina — substância associada à sonolência — e estimula a libertação de adrenalina, aumentando o ritmo cardíaco. Embora o consumo moderado de cafeína traga benefícios, como maior foco e proteção cerebral, o uso excessivo pode levar a ansiedade, fadiga, distúrbios do sono e até problemas de memória, devido a picos repetidos de cortisol.

A neurocientista Chelsie Rohrscheib recomenda esperar entre 90 a 120 minutos após acordar para beber o primeiro café do dia. Por exemplo, se acorda às 7:00, o ideal será tomar cafeína por volta das 9h30. Uma segunda janela ideal situa-se entre as 13:00 e as 15:00, período em que os níveis de energia tendem a baixar naturalmente.

Ou seja, evite café ou chá com cafeína logo ao acordar, espere cerca de uma hora e meia a duas horas antes da primeira dose de cafeína, faça a segunda ingestão após o almoço, entre as 13:00 e as 15:00 e modere o consumo diário para proteger a saúde e o sono.

Ao ajustar o momento em que consome cafeína, pode tirar melhor proveito dos seus efeitos — sem prejudicar o corpo, o cérebro ou o descanso noturno.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE