A Praia Fluvial de Côja, no concelho de Arganil, banhada pelas águas do rio Alva, é um dos destinos mais apreciados do interior do centro de Portugal.
Localizada numa zona beirã privilegiada, frequentemente apelidada por poetas e pintores como a “Princesa do Alva”, esta praia fluvial oferece um cenário idílico, marcado por um açude que forma um espelho de água perfeito, um extenso areal e margens arborizadas por amieiros e choupos — ideais para quem procura tranquilidade e contacto com a natureza.
PUBLICIDADE
Com águas calmas e límpidas, a parte superior da praia é propícia à prática de canoagem, gaivotas e pesca desportiva, tornando-se também um local atrativo para famílias e amantes de atividades ao ar livre. Na margem esquerda, os visitantes contam ainda com um parque de campismo.
A Praia Fluvial de Côja é detentora de múltiplos galardões de excelência: ostenta a Bandeira Azul (2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2024), a distinção de Qualidade de Ouro (2022) e é praia acessível desde 2018. Desde 2021, passou também a dispor de uma cadeira anfíbia, cedida pela Fundação Vodafone, promovendo a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida.
A praia está equipada com posto de vigia com nadador-salvador (em horário vigiado: dias úteis das 13:30 às 19:30 e fins de semana das 11:30 às 19:30), balneários e WC (incluindo para pessoas com mobilidade reduzida), acesso por rampa e parque com lugares reservados, bar/esplanada e restaurante, estacionamento para bicicletas e parque de merendas e ponto de água potável.
A época balnear decorre até 31 de agosto, sendo assegurados todos os requisitos de segurança, qualidade da água e informação acessível, de acordo com os regulamentos nacionais e o código de conduta das praias interiores.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE