A mostra para veneração teve início a 17 de junho no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.
Depois de 2000, 2012 e 2016, a mão da Rainha Santa Isabel está a ser novamente mostrada no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova.
PUBLICIDADE
Os 700 anos da sua peregrinação a Santiago de Compostela e os 400 anos da canonização motivaram esta decisão que teve de ser aprovada pelo Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.
Desta forma, e desde o passado dia 17 de junho, está a ser mostrada de novo a mão incorrupta da Rainha Santa Isabel. A exposição termina quarta-feira, 2 de julho, podendo ser visitada entre as 08:30 e as 13:00 e das 14:00 às 19:00.
Recorde-se que a mão incorrupta de Santa Isabel é posta a descoberto apenas em ocasiões especiais, geralmente efemérides da Igreja Católica ou relacionadas com a vida da rainha.
A relíquia é um objeto preservado com o propósito de ser venerado religiosamente: uma peça associada a uma história religiosa, um objeto pessoal, partes do corpo de um santo ou de um beato; é usualmente guardada em recetáculos próprios chamados relicários.
No caso da Rainha Santa Santa Isabel, o relicário está instalado na parte superior do retábulo-mor deste mosteiro, dispondo de um vidro que permite aos fiéis vê-lo sempre que se encontram no interior do espaço religioso.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE