Coimbra

Margarida cria brincos únicos para pagar o doutoramento

Notícias de Coimbra com Lusa | 8 meses atrás em 27-06-2025

Margarida Lopes é uma jovem artesã que transforma fimo em brincos únicos, feitos à mão. O que começou como um hobby tornou-se também uma forma de apoiar financeiramente o seu doutoramento em Arquitetura na Universidade de Coimbra.

“Em parte, é uma necessidade,” explica Margarida. “Sou estudante de doutoramento em Arquitetura. Passamos muitas horas ao computador e este projeto surgiu da minha vontade de voltar a trabalhar com as mãos, como fazíamos nas maquetes durante o curso.”

Os brincos são feitos com fimo, uma espécie de plasticina que endurece no forno. Cada peça é moldada e montada manualmente por Margarida, numa variedade de formas e cores. A escolha do material também exige sensibilidade e técnica:

PUBLICIDADE

“Algumas massas são mais fáceis de trabalhar do que outras, dependendo da cor. Há massas mais maleáveis que, por isso mesmo, se tornam mais difíceis de moldar com precisão.”, explica.

O projeto começou por necessidade, mas cresceu como forma de ocupar o pouco tempo livre que a jovem ainda consegue encontrar.

“O meu doutoramento surgiu como continuação do meu mestrado, que foi feito em Singapura. Para conseguir ir até lá, comecei a fazer brincos para ajudar a custear a viagem. Sempre fui educada, nos escoteiros, a angariar fundos — vendíamos canetas para financiar acampamentos. Esta experiência foi determinante para esta iniciativa.”

A reação do público tem sido muito positiva. Margarida destaca especialmente o contacto com os mais novo.

“Já participei em feiras com muitas crianças e foi maravilhoso. As mães vêm por causa das crianças e acabam por encontrar também modelos para elas. Tenho peças mais delicadas, pensadas para os mais pequenos, e outras para adultos.”

Pensando nas diferentes necessidades dos clientes, Margarida também adaptou os seus materiais:

“Muitas pessoas pediam brincos com material anti-alérgico. Os mais recentes já são feitos com esse cuidado”, explica.

Esta é a primeira participação de Margarida na Feira Popular de Coimbra.

Veja o direto do Notícias de Coimbra: