Depois de uma semana marcada por aumentos expressivos nos preços dos combustíveis, os portugueses podem respirar de alívio: a partir da próxima segunda-feira, os preços da gasolina e do gasóleo vão descer, segundo as previsões do Automóvel Club de Portugal (ACP).
De acordo com as estimativas divulgadas esta sexta-feira, o gasóleo deverá ficar cerca de 4 cêntimos mais barato por litro, enquanto a gasolina deverá descer 3,5 cêntimos, uma inversão de tendência depois da forte valorização do petróleo no início da semana, impulsionada pela instabilidade no Médio Oriente.
Na segunda-feira passada, o gasóleo registou uma subida de 6,7 cêntimos e a gasolina aumentou 2,4 cêntimos, segundo os preços médios da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). O cenário internacional, marcado por tensões geopolíticas e pela subida do barril de Brent, pressionou os mercados, levando os preços a disparar.
PUBLICIDADE
Entretanto, o cessar-fogo entre Irão e Israel e uma baixa inesperada nas reservas de petróleo nos EUA contribuíram para acalmar os mercados. Na quinta-feira, o Brent fechou nos 67,73 dólares, ligeiramente acima do dia anterior, numa sessão de menor volatilidade.
Esta redução nos preços dos combustíveis surge em plena época de verão, num fim de semana com tempo quente e em véspera de férias para muitos portugueses, sendo uma boa notícia para quem vai viajar de carro.
O Governo, por sua vez, garantiu esta semana que está atento à evolução dos preços e que poderá agir caso se verifiquem agravamentos “muito significativos e duradouros”. O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, afirmou que o impacto atual é ainda “largamente potencial”, mas que medidas serão tomadas se necessário.
Para já, a descida anunciada representa um balão de oxigénio para os condutores, depois de dias de grande incerteza nas bombas de combustível.
PUBLICIDADE