Mundo

Teerão lança ataque após anúncio de cessar-fogo por Trump

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 24-06-2025

Imagem: Exército do Irão via EPA

O Irão voltou a lançar mísseis contra Israel, na última madrugada, depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter anunciado um cessar-fogo entre os dois países, mais tarde desmentido pelo governo iraniano.

PUBLICIDADE

publicidade

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) anunciaram três ondas de ataques iranianos entre as 5:00 e as 6:00 locais (3:00 e 4:00 em Lisboa), que deixaram uma dezena de feridos, incluindo três pessoas em estado crítico, de acordo com o serviço de emergência e resgate israelita Magen David Adom (MDA).

PUBLICIDADE

As sirenes soaram nas imediações de Telavive e na região entre Ashdod e a Faixa de Gaza, no centro e sul do país, e os bombeiros relataram o impacto de um projétil na cidade de Beersheba (sul).

O MDA indicou que o ataque deixou três pessoas gravemente feridas, mas meios de comunicação locais, como o Times of Israel e o Haaretz, referem três vítimas mortais, citando fontes médicas.

Os ataques surgem depois de o presidente norte-americano, Donald Trump, ter anunciado em Washington, na segunda-feira à noite, que Israel e o Irão acordaram um cessar-fogo.

Pouco depois, o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Abbas Araqchi, negou qualquer acordo: “De momento, não há acordo sobre um cessar-fogo ou uma cessação das operações militares”, disse Araqchi numa mensagem na rede social X.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE