Primeira Página

Linha da Beira Baixa prestes a reabrir após violento abalroamento

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 19-06-2025

A Linha da Beira Baixa, no Fundão, encerrada desde quarta-feira devido a um acidente, deverá reabrir na manhã de sexta-feira, disse hoje fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

A linha está interrompida desde a noite de quarta-feira na sequência de um abalroamento de um comboio Intercidades a um camião, na passagem de nível de Alpedrinha, concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco.

Segundo a fonte da IP, os trabalhos de reparação da linha, junto ao apeadeiro de Alpedrinha, continuam a decorrer.

PUBLICIDADE

A reparação da via e ao nível da sinalização está praticamente concluída mas, segundo a fonte, “face à grande extensão dos danos verificados”, as intervenções na catenária vão ainda decorrer nas próximas horas.

“Estimamos que, no decorrer desta noite, seja possível a sua conclusão, procurando assegurar a reposição das condições de circulação neste troço ao início da manhã”, precisou.

Pelo menos quatro pessoas sofreram ferimentos ligeiros e seis foram assistidas após o abalroamento. O acidente ocorreu pelas 20:00 de quarta-feira.

O Intercidades, que partiu da Guarda com destino a Lisboa, circulava com 118 passageiros, referiu a CP – Comboios de Portugal em comunicado.

De acordo com a CP, o comboio colidiu com um veículo pesado na passagem de nível de Alpedrinha e, depois do embate, a viatura incendiou-se, tendo o fogo alastrado a uma das carruagens.

Fonte do Comando Sub-regional das Beiras e Serra da Estrela destacou, pelas 22:00, que o fogo estava já controlado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE