Primeira Página

Universidade de Coimbra cria licenciatura e mestrado em Inteligência Artificial

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 horas atrás em 17-06-2025

A Universidade de Coimbra (UC) vai criar uma licenciatura e mestrado em inteligência artificial e Ciência de Dados a partir do novo ano letivo para responder às necessidades do mercado de trabalho, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

publicidade

A instituição de ensino explicou, em comunicado, que a licenciatura e o mestrado em Engenharia e Ciência de Dados sofreram uma reestruturação, alterando a sua denominação para Inteligência Artificial e Ciência de Dados.

PUBLICIDADE

“Esta reforma reflete a forte componente de aprendizagem em Inteligência Artificial [IA] que, desde sempre, caracterizou o curso e alinha a nomenclatura com a crescente relevância, popularidade e necessidade da IA no panorama global”, refere a nota.

A UC considera que estes cursos “vão ao encontro dos 133 milhões de empregos que serão criados até 2030 pela Inteligência Artificial e a um crescimento anual das necessidades nesta área de cerca de 37%”.

“O objetivo é capacitar futuros profissionais para o exercício da sua atividade em contextos que exijam a operacionalização de conceitos fundamentais na implementação de soluções de Inteligência Artificial e Ciência de Dados”, lê-se no comunicado.

As candidaturas para a licenciatura em Inteligência Artificial e Ciência de Dados decorrem de 21 de julho a 04 de agosto e para o mestrado já se encontram abertas, terminando a 15 de julho.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE