Saúde

Presidente da República realça auditoria da IGAS à atividade cirúrgica adicional no SNS

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 27-05-2025

 O Presidente da República realçou hoje a auditoria da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) à atividade cirúrgica adicional no Serviço Nacional de Saúde (SNS), referindo que “de alguma maneira” foi uma decisão do Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas à saída da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, interrogado sobre o caso de um dermatologista do Hospital Santa Maria sobre quem foi noticiado ter recebido 51 mil euros apenas num dia de trabalho – que na segunda-feira recusou comentar, invocando falta de dados.

PUBLICIDADE

“Hoje já sei que foi aberto um inquérito [pelo Ministério Público] e que também há uma investigação da Inspeção-Geral de Saúde, o que significa que está a ser apurado pelas autoridades competentes aquilo que se passou”, começou por responder o chefe de Estado.

Em seguida, acrescentou: “E mais, a Inspeção-Geral de Saúde disse – de alguma maneira, portanto o Ministério [da Saúde] – que iria haver uma investigação a atividades ou atuações adicionais, quer dizer, para além daquilo programado normalmente no funcionamento das instituições, relativamente a todos os estabelecimentos de saúde”.

O Presidente da República realçou a decisão de “para além do caso específico” de um dermatologista do Hospital de Santa Maria “haver uma atenção alargada para ver se se passa o mesmo noutros domínios, noutras áreas, noutras instituições” do SNS.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE