As Aldeias de Montanha celebram com grande satisfação a atribuição de uma das mais prestigiadas distinções do Guia Michelin.
Três das suas mais emblemáticas unidades de alojamento – as Casas da Lapa, localizadas na pitoresca Aldeia de Montanha da Lapa dos Dinheiros, Seia; a Casa de São Lourenço e a Casa das Penhas Douradas, ambas situadas no concelho de Manteigas, vila que integra a Rede de Aldeias de Montanha – foram agraciadas com a Chave Michelin. Trata-se de um novo e distinto reconhecimento introduzido pelo Guia Michelin para destacar hotéis que oferecem experiências de estadia verdadeiramente excecionais e únicas.
PUBLICIDADE
Este reconhecimento atesta uma vez mais a qualidade da oferta turística da região da Serra da Estrela, destacando o compromisso destas unidades com a excelência no serviço, o conforto superior e as experiências marcantes e diferenciadoras que proporcionam aos seus hóspedes.
As Casas da Lapa, agora agraciadas com a Chave Michelin, representam a concretização de um sonho de Maria Manuel Cruz Silva e do seu marido Nuno Bravo. A Lapa dos Dinheiros, aldeia natal de Nuno, sempre foi um lugar especial para o casal. Com visão e muita persistência, o casal adquiriu e reabilitou várias casas, culminando numa remodelação substancial das Casas do Soito. Em 2020, as Casas da Lapa renasceram como um empreendimento de 5 estrelas, oferecendo agora 7 quartos e 8 suítes, três piscinas (uma interior), spa, restaurante, biblioteca e sala de cinema. Este projeto ambicioso não só demonstra a coragem e resiliência dos seus proprietários, como também posiciona as Aldeias de Montanha e a Serra da Estrela como um destino turístico de luxo.
A Casa de São Lourenço e a Casa das Penhas Douradas, ambas distinguidas com a Chave Michelin, são um testemunho do empreendedorismo extraordinário de Isabel Costa e João Tomás, que em 2024 receberam o Prémio Carreira do Guia Boa Cama Boa Mesa do Jornal Expresso pelo seu contributo para o desenvolvimento do interior do país, nomeadamente a região da Serra da Estrela. Através da marca Burel – Mountain Originals, que integra a Casa de São Lourenço, a Casa das Penhas Douradas e a TrendBurel – Burel Factory, o casal conjuga na perfeição a hotelaria e a cultura, revitalizando o burel como marca distintiva e valorizando económica e socialmente o território.
Para a Rede de Aldeias de Montanha é um enorme orgulho ver o trabalho e a dedicação das Casas da Lapa, da Casa de São Lourenço e da Casa das Penhas Douradas serem reconhecidos com a atribuição da Chave Michelin pelo prestigiado Guia. Este novo reconhecimento realça a excelência e a singularidade da experiência que estes espaços proporcionam aos seus hóspedes. “O facto de serem os primeiros hotéis em Portugal a receber esta distinção é também um grande incentivo para continuarmos a promover as Aldeias de Montanha e a Serra da Estrela como um destino turístico de eleição, onde a qualidade do alojamento complementa a paisagem natural e cultural da região”, sustenta José Francisco Rolo, presidente da ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha.
No total, o Guia MICHELIN distinguiu, em Portugal, dois hotéis com três Chaves, 13 com duas Chaves e 40 com uma Chave. A lista poderá ser consultada neste link.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE