Saúde

Medicamentos para diabetes podem travar 14 tipos de cancro

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 dias atrás em 26-05-2025

Um estudo realizado pela NYU Grossman School of Medicine, nos Estados Unidos, aponta que medicamentos injetáveis utilizados no tratamento da diabetes tipo 2 podem contribuir para a diminuição do risco de vários tipos de cancro associados à obesidade.

PUBLICIDADE

publicidade

Os investigadores analisaram dados clínicos de mais de 85 mil doentes diabéticos tratados entre 2013 e 2023 com fármacos à base de GLP-1, como é o caso do conhecido Ozempic. Os resultados sugerem que quem recorre a este tipo de medicação poderá ter um risco 7% inferior de desenvolver certos cancros, nomeadamente os do rim, ovário e pâncreas.

PUBLICIDADE

Para além disso, os autores do estudo destacam uma potencial redução nas taxas de mortalidade por todas as causas entre os utilizadores destes medicamentos. “Os dados tranquilizam e indicam uma possível ligação positiva entre os fármacos e a prevenção oncológica”, referiu Lucas Mavromatis, um dos responsáveis pela investigação. No entanto, alerta: “São necessárias mais investigações para confirmar esta associação”, pode ler-se no Notícias ao Minuto.

O estudo surge num momento em que os medicamentos com GLP-1, originalmente desenvolvidos para a diabetes, estão também a ganhar popularidade noutras áreas, como o controlo do peso, tornando estas conclusões particularmente relevantes para milhões de utilizadores em todo o mundo.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE