Educação

Universidade de Coimbra coordena rede de campus universitários sustentáveis

Notícias de Coimbra com Lusa | 16 minutos atrás em 23-05-2025

A Universidade de Coimbra (UC) vai coordenar uma rede que juntará nove universidades na execução de boas práticas para a promoção da sustentabilidade à escala europeia.

A recém-criada EC2U Sustainable Campus Network quer “servir como catalisador para potenciar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas universidades parceiras” desta aliança, envolvendo também os respetivos municípios e outros parceiros.

Segundo a UC, algumas das atividades a desenvolver nos próximos anos são a “partilha de metodologias e estratégias dentro da rede, com particular foco no rumo até à neutralidade carbónica”, a “realização de eventos e encontros para a partilha de boas práticas” e a “criação de novos projetos de investigação colaborativos” e de “recomendações destinadas a decisores políticos”.

PUBLICIDADE

Será também feita a “monitorização de planos de ação climática nos municípios onde as nove universidades parceiras estão sediadas”.

Neste momento, integram esta aliança as universidades de Coimbra, Poitiers (França), Friedrich Schiller de Jena (Alemanha), Alexandru Ioan Cuza de Iasi (Roménia), Salamanca (Espanha), Pavia (Itália), Turku (Finlândia), Johannes Kepler de Linz (Áustria) e Umeå (Suécia).

A proposta para o surgimento desta rede partiu da UC, no âmbito das ações a desenvolver pelo Grupo de Trabalho Cidades e Comunidades Sustentáveis da EC2U.

Segundo o reitor da UC, Amílcar Falcão, a rede foi criada “com a missão de envolver toda a aliança nas questões da sustentabilidade”.

Em conjunto, é possível “implementar boas práticas para a sustentabilidade nas universidades EC2U em prol do futuro do planeta”, reforçou.

“Queremos continuar a desenvolver um trabalho importante na área da sustentabilidade com o apoio das nossas universidades e dos nossos municípios parceiros da EC2U”.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE