Crimes

GNR apreende camião com dispositivo ilegal que “desliga” filtro de poluição

Notícias de Coimbra | 7 horas atrás em 23-05-2025

Imagem: GNR

O Comando Territorial da GNR, através do Destacamento de Trânsito da Guarda, no dia 21 de maio, apreendeu um veículo pesado de mercadorias por alteração às características técnicas, no concelho de Almeida.

No âmbito de uma ação de patrulhamento rodoviário, os militares da Guarda abordaram um veículo pesado de mercadorias que apresentava indícios de manipulação do sistema de controlo de emissões poluentes, procedendo à sua fiscalização. Na sequência das diligências policiais, foi possível apurar-se que o veículo se encontrava equipado com um dispositivo fraudulento, instalado com o intuito de desativar o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva), responsável pela redução significativa das emissões de óxidos de azoto, em conformidade com as normas ambientais em vigor.

Esta alteração não só compromete o controlo ambiental, como também constitui uma adulteração técnica do veículo.

PUBLICIDADE

O veículo foi apreendido para realização de perícia técnica, tendo sido identificado o proprietário do mesmo, pela prática do crime de falsificação de notação técnica.

A Guarda Nacional Republicana relembra que a utilização de dispositivos que inibem o uso de AdBlue compromete gravemente o meio ambiente, ao aumentar de forma significativa as emissões de gases poluentes. O sistema SCR, obrigatório em viaturas pesadas conforme as normas Euro 6, foi concebido para reduzir os impactos ambientais associados ao transporte rodoviário de mercadorias.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE