A ADAC Opel Electric Rally Cup ‘powered by GSE’ acaba de dar início, com sucesso, à sua quinta época.
Atualmente, este campeonato é o único troféu de ralis monomarca 100% elétrico do mundo, mas a Opel está já a olhar para o futuro. Isto porque o construtor apresenta agora uma antevisão do que poderá ser o carro elétrico de ralis do futuro através do novo Opel Mokka GSE Rally, também neste emocionante e eletrizante vídeo. Com 207 kW (280 cv), o potente protótipo sublinha mais uma vez o papel pioneiro que a Opel desempenha nos ralis elétricos.
“Nos últimos quatro anos, a Opel e a ADAC têm vindo a demonstrar que os ralis elétricos resultam e são entusiasmantes. Com o nosso novo Opel Mokka GSE Rally, oferecemos uma antevisão de um carro de ralis 100% elétrico da próxima geração. Graças à mais recente tecnologia de ‘motorsport, o protótipo oferece uma forte performance e potência em abundância”, afirmou o CEO da Opel e da Vauxhall, Florian Huettl.
PUBLICIDADE
A versão de produção em série do Opel Mokka é já um modelo extremamente atraente com o seu design caraterístico e novas cores, novo habitáculo e tecnologias de vanguarda. O novo Mokka GSE Rally mantém muito desta abordagem e representa o próximo grande passo, nomeadamente nos ralis 100% elétricos: é mais robusto, mais rápido, mais intransigente em todos os aspetos!
Por fora, o Mokka GSE Rally é verdadeiramente cativante com a sua extraordinária decoração motorsport, incluindo a grande inscrição “OMG! GSE“. Além disso, destacam-se as pinças de travão amarelas à frente e as jantes amarelas atrás, bem como outros detalhes de design inspirados nos ralis. A entrada de ar claramente visível no tejadilho e a inscrição “Mokka GSE RALLY” gravada em letras brancas e amarelas no capot preto, realçam o visual do concept.
Por outro lado, os valores intrínsecos do protótipo com a marca do Blitz são ainda mais impressionantes: uma potência elétrica máxima de 207 kW (280 cv) e um binário de 345 Nm, combinados com uma sofisticada tecnologia motorsport, prometem um desempenho ao nível de um carro de Rally4. Um diferencial multidisco de deslizamento limitado e uma caixa de velocidades de competição, juntamente com veios de transmissão e cubos de roda reforçados, proporcionam uma propulsão de elevada potência.
O chassis foi fabricado com um design de baixo peso. A suspensão de rali Bilsten, com afinação otimizada, é composta por uma configuração do tipo McPherson reforçada e apoios do tipo uniball no eixo dianteiro, bem como um eixo traseiro rígido com molas e amortecedores modificados. As ajudas eletrónicas à condução, como o ABS, ESP, assistência à manutenção na faixa de rodagem e controlo de tração, não estão presentes no Mokka GSE Rally. Com base na experiência adquirida com o Corsa Rally Electric, a afinação do software para a gestão do motor e da bateria foi concebida para obter o máximo de eficiência, estabilidade em condições de competição e performance. A bateria corresponde à versão de série com uma capacidade de armazenamento de 54 kWh.
“O Mokka GSE Rally vai fazer bater mais depressa o coração dos fãs da Opel Motorsport e proporcionar-lhes verdadeiros momentos ‘OMG! GSE’. O protótipo elétrico de ralis prova que a nossa submarca GSE atingirá o próximo nível em 2025: com emoções elétricas e um desempenho de alto nível fiel à nossa valiosa herança no ‘motorsport’”, afirmou Rebecca Reinermann, Vice-Presidente de Marketing da Opel e da Vauxhall.
De resto, foram mantidos os padrões de segurança extremamente elevados. Tal como o Opel Corsa Rally Electric, o Mokka GSE Rally também dispõe de uma estrutura de proteção (certificada pela FIA), bancos de rali com cintos de segurança de seis pontos, um encapsulamento especial da bateria e uma proteção adicional inferior.
O sistema de 400 volts é continuamente monitorizado pelo comprovado Indicador Master Alarm. No caso improvável de ocorrer um problema de isolamento, um sistema de alerta visual e acústico comunica imediatamente uma avaria. No caso de uma desaceleração súbita (como numa colisão), um sofisticado sistema de sensores desliga completamente o sistema de alta tensão em poucos décimos de segundo. Além disso, o Mokka GSE Rally dispõe de um sistema de extinção especial com um agente extintor não condutor de eletricidade.
E ainda: o Opel Mokka GSE Rally é o primeiro carro de rali do mundo a ser desenvolvido de acordo com os novos regulamentos eRally5 da FIA. O veloz protótipo poderá assim ser utilizado em todo o mundo em várias competições desportivas para clientes, a partir da época de ralis de 2026.
O Mokka GSE Rally representa, assim, a próxima fase do possível desenvolvimento para os troféus monomarca de ralis 100% elétricos. Desde a temporada de 2021, a Opel tem comprovado que: os ralis elétricos resultam e são motivadores! O Corsa Rally Electric, utilizado na ADAC Opel Electric Rally Cup ‘powered by GSE’, provou ser um carro elétrico de ralis rápido, fiável e seguro.
A tecnologia próxima da produção, especialmente os componentes de alta tensão, como o motor elétrico, o inversor e a bateria, satisfaz, sem dificuldades, as exigências extremas dos ralis. O mesmo se aplica à inovadora infraestrutura de carregamento, que a Opel utiliza para abastecer, com energia sustentável, no local e de forma fiável, os ágeis carros de rali elétricos.
A aceitação e o interesse pelo primeiro troféu monomarca de ralis elétricos do mundo têm vindo a crescer de ano para ano, desde o início. Até agora, desde a época de estreia em 2021, um total de 63 pilotos de 13 nações participaram numa das 33 provas do Troféu, realizadas em seis países. A próxima ronda da ADAC Opel Electric Rally Cup ‘powered by GSE’ 2025 terá lugar a 23 e 24 de maio, integrada no Rali ELE em Eindhoven. Os visitantes do parque de assistência da Opel Motorsport podem ver mais de perto o protótipo do Mokka GSE Rally, que fará a sua estreia em ralis nos Países Baixos.





PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.