Primeira Página

Escuteiros e Bombeiros de Condeixa limpam “lixeira vergonhosa” na Ega

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 12 horas atrás em 21-05-2025

Imagem: Junta de Freguesia de Ega / Facebook

Nem a chuva travou a força de vontade e o compromisso de dezenas de escuteiros da região de Coimbra, que se juntaram aos Bombeiros Voluntários de Condeixa e a elementos da Junta de Freguesia da Ega para realizar uma limpeza num caminho florestal.

A iniciativa contou com a participação de agrupamentos de escuteiros oriundos de Bordalo, Santa Cruz, Montes Claros, Santa Apolónia, Midões e Ceira, num esforço conjunto que resultou numa transformação visível e significativa de áreas da freguesia.

“Foi um trabalho de grande valor para a Freguesia da Ega”, destacou a Junta nas redes sociais, agradecendo o empenho dos jovens voluntários e a sua boa disposição. Sublinhou ainda o papel essencial dos Bombeiros de Condeixa, que asseguraram o apoio logístico necessário para a operação.

PUBLICIDADE

Apesar do progresso alcançado, há ainda tarefas pendentes que exigirão recurso a maquinaria pesada. “Ainda não está tudo feito, mas foi dado um grande avanço”, refere.

Recorde-se que já haviam várias denúncias desta situação de despejo ilegal de lixo num caminho florestal que liga Ega à Rebolia, junto à A1, em Condeixa.

Para além da grande quantidade de resíduos, tinham sido encontrados materiais provenientes de oficinas de automóveis, bem como sofás, colchões, televisores e outros resíduos urbanos. O caso tornou-se ainda mais alarmante com a descoberta de um javali morto e um coelho doente dentro de um saco do lixo, abandonados no local. O animal estava infetado com mixomatose, uma doença que ataca estes animais. É causada pelo vírus myxoma.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE