Mundo
O arranha-céus das cegonhas. Ninho gigante fascina turistas e torna-se estrela de aldeia

Imagem: X
Na pequena localidade de Quintanilla del Agua, em Burgos, Espanha, um inesperado fenómeno natural transformou-se numa das atrações mais curiosas da região: um ninho de cegonhas-brancas com dimensões colossais — cerca de dois metros de altura e um peso estimado em uma tonelada.
A construção, erguida no topo de uma antiga chaminé de tijolo inclinada, é resultado de décadas de trabalho por várias gerações destas aves. Longe de ser removido ou perturbado, o impressionante ninho foi cuidadosamente preservado com uma estrutura de aço e betão, graças ao empenho do proprietário do terreno, Nicolás Serna, com o apoio da câmara municipal.
“Parece que são engenheiras”, comentou Serna ao El País. “Sabem equilibrar o ninho, mesmo com a torre torta.”
PUBLICIDADE
Hoje, o enorme amontoado de ramos é o lar de um casal de cegonhas e duas crias, e a torre tornou-se ponto de paragem obrigatória para quem visita a zona. O impacto foi tal que já se verificam paragens constantes de carros e até tentativas arriscadas de subida por parte de curiosos — o que levou Nicolás a reforçar o alerta para os perigos da estrutura.
Para Raúl Izquierdo, presidente da câmara, esta “obra-prima” natural é mais do que um fenómeno: é um símbolo local e uma nova forma de promover o turismo rural na aldeia.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE