Desporto

Adepto do Sporting perde olho nos festejos. Baleado pela PSP com bala de borracha

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 8 horas atrás em 20-05-2025

Imagem: Sporting CP / facebook

Um adepto do Sporting e comissário de bordo da TAP perdeu um olho após ter sido atingido por uma bala de borracha disparada por um agente da PSP, durante os festejos pela conquista do Campeonato Nacional.

O incidente ocorreu na Praça do Saldanha, em Lisboa, onde milhares de adeptos se reuniram para celebrar a vitória leonina, dá conta a TVI.

Inicialmente, as autoridades suspeitaram que as lesões teriam sido provocadas por pirotecnia, dada a natureza dos ferimentos. Contudo, o testemunho da vítima mudou o rumo da investigação. O jovem relatou ter sido atingido no momento em que a PSP executava uma operação de “limpeza de área”, utilizando munições não letais. Após ser assistido no hospital, foram-lhe removidos fragmentos plásticos que pertencerão à bala de borracha.

PUBLICIDADE

Além deste caso grave, há registo de pelo menos dois outros feridos causados também por disparos de balas de borracha: um homem atingido na lombar e outro nos genitais, ambos assistidos no Hospital de Santa Maria. A estes somam-se ainda diversos feridos provocados por engenhos pirotécnicos.

A Polícia de Segurança Pública confirmou que está a apurar os contornos do incidente e que decorre uma investigação interna sobre a atuação dos agentes envolvidos.

Este episódio levanta memórias de um caso semelhante ocorrido em 2021, também durante festejos do Sporting, em que Ricardo Santos, então com 24 anos, foi atingido no olho por uma bala de borracha disparada pela PSP, ficando cego desse lado. O jovem, estafeta na altura, ficou sem capacidade para trabalhar e anunciou posteriormente que iria apresentar queixa-crime por abuso de autoridade.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE