Política

Coimbra: AD vence as eleições e rouba 1 mandato ao PS

Notícias de Coimbra | 3 minutos atrás em 18-05-2025

A AD – Coligação PSD/CDS-PP venceu hoje as eleições legislativas antecipadas no distrito de Coimbra, elegendo quatro deputados, depois de ter “roubado” um mandato ao PS, que fica agora com três, enquanto o Chega manteve dois deputados.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Segundo os resultados provisórios, a AD venceu em 16 dos 17 concelhos que compõem o distrito de Coimbra (mais nove concelhos do que em 2024), tendo o PS, que vinha dominando o círculo eleitoral, saído vitorioso apenas em Soure.

PUBLICIDADE

O Chega foi a terceira força mais votada em todos os concelhos do distrito de Coimbra.

Após o apuramento das 155 freguesias do círculo eleitoral de Coimbra, a AD, cuja lista voltou a ser encabeçada pela atual ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, obteve 34,38% dos votos (mais 3,8% que em 2024).

O PS, que venceu as últimas legislativas, obteve 27,39% dos votos (menos 5,3% que em 2024), passando a ser a segunda força do distrito e elegendo menos um deputado que a AD.

Já o Chega arrecadou 18,39% dos votos e continua a ser a terceira força do distrito de Coimbra, tendo subido quase 3% face a 2024.

A Iniciativa Liberal (IL) de Rui Rocha subiu a quarta força política com 4,44% dos votos, seguindo-se o Livre de Rui Tavares com 4,06%.

A CDU passou a ser a sexta força política, tendo perdido mais de mil votos comparativamente com o ano passado.

O Bloco de Esquerda (BE) caiu a pique para sétima força política com 2,17% dos votos, perdendo mais de 7 mil votos face a 2024, eleição em que ultrapassou os 12 mil votos.

No circulo eleitoral de Coimbra, a Alternativa Democrática Nacional (ADN), que concorreu pela segunda vez a estas eleições, conseguiu 1,62% dos votos, ultrapassando o PAN, que não foi além de 1,22%.

O círculo de Coimbra voltou a ter 15 forças políticas que apresentaram listas, tal como nas legislativas de 2024.

Foram agora eleitos deputados pela AD Rita Alarcão Júdice, Maurício Teixeira, Pedro Machado e Ana Oliveira.

O PS elegeu Pedro Delgado Alves, Rosa Isabel Cruz e Pedro Coimbra, enquanto o Chega elegeu Paulo Seco e Eliseu Neves.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE