Política

Aplausos e gritos de apoiantes da CDU com a eleição de Paulo Raimundo

Notícias de Coimbra | 9 minutos atrás em 18-05-2025

Militantes e apoiantes da CDU reagiram hoje com palmas e palavras de ordem após verem confirmada a eleição do secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, pelo círculo de Lisboa.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Por volta das 22:30, assim que foi noticiada a eleição de Paulo Raimundo – o primeiro mandato confirmado desta noite para a CDU -, começaram a ouvir-se gritos e aplausos por parte dos militantes na sala onde apoiantes da coligação e jornalistas acompanham a noite eleitoral, num hotel à frente da sede do PCP, na rua Soeiro Pereira Gomes, em Lisboa.

PUBLICIDADE

A reação surgiu pouco depois de começarem a ser distribuídas bandeiras da coligação que junta PCP e “Os Verdes” entre os apoiantes presentes na sala, sobretudo jovens.

“A CDU avança, com toda a confiança”, gritavam.

Dez minutos depois, os gritos irromperam mais uma vez na sala com a eleição de Paula Santos, pelo círculo de Setúbal, com novas palavras de ordem.

Pouco depois de gritarem “25 de Abril sempre! Fascismo nunca mais!”, surgiu a notícia da eleição de Alfredo Maia pelo círculo do Porto, dando nova energia às palavras de ordem que não esmoreceram ao longo de quase meia hora.

O ambiente vivido na sala de hotel era, perto das 23:00, bastante diferente daquele que a agência Lusa constatou no início da noite da eleitoral, quando foram avançadas as projeções dos resultados pelas televisões.

Ao longo de duas horas, não era visível desalento ou alegria entre os apoiantes, que iam procurando acompanhar serenamente a evolução dos resultados através dos telemóveis ou das televisões presentes naquele espaço.

Até às 22:55, a CDU tinha elegido três deputados, menos um do que em 2024, quando ainda se encontravam 17 freguesias por apurar.

Paulo Raimundo tinha apontado como objetivo mínimo eleger mais dois deputados do que nas últimas legislativas.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE