Nas eleições legislativas de 2025, o distrito de Coimbra destacou-se pelo apoio maioritário à Aliança Democrática (AD), que consolidou a sua posição como a principal força política da região.
Com uma votação expressiva, a coligação PPD/PSD.CDS-PP alcançou a maioria dos votos, refletindo a preferência dos eleitores pelo seu programa e candidatos.
PUBLICIDADE
O resultado marca uma mudança significativa no cenário político local, com a AD a superar os principais concorrentes, incluindo o Partido Socialista (PS) e o Chega, que também obtiveram representatividade, mas ficaram atrás da coligação vencedora.
Apenas o concelho de Soure deu a vitória ao PS. Havendo mudanças, como por exemplo, Lousã, Miranda do Corvo, Arganil, Condeixa, Pampilhosa da Serra e Penacova.
A vitória maioritária da AD no distrito de Coimbra traduz-se na eleição de vários deputados, que agora têm a missão de defender os interesses da região na Assembleia da República. Entre eles, destacam-se nomes como Rita Júdice (ministra da Justiça) e Maurício Teixeira Marques (antigo líder da distrital social-democrata), que representam a força da AD no distrito.
Paulo Seco foi eleito pelo Chega e Pedro Delgado Alves pelo PS no círculo eleitoral de Coimbra.
Consulte aqui a lista dos resultados das eleições legislativas nos concelhos do distrito de Coimbra:
PUBLICIDADE