Coimbra

Coimbra avança com obra de estabilização de muros em risco na Rua 1º de Maio

Notícias de Coimbra | 59 minutos atrás em 18-05-2025

A Câmara Municipal de Coimbra consignou hoje, dia 16 de maio, a empreitada de estabilização de dois muros de suporte na Rua 1º de Maio, na Pedrulha.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

A intervenção representa um investimento de 144.637 euros, tem um prazo de execução de 150 dias e vai ser executada pela empresa Coimbraferrus – Construção Civil, Obras Públicas e Transportes, Lda. A consignação contou com a presença do presidente da autarquia, José Manuel Silva, da vereadora com o pelouro da Reabilitação Urbana, Ana Bastos, bem como dos serviços municipais envolvidos e dos responsáveis pela empreitada.

PUBLICIDADE

A empreitada hoje consignada abrange duas zonas distintas da Rua 1º de Maio, na Pedrulha, ambas com potencial risco de perigo. A intervenção de maior envergadura vai ser realizada junto à Urbanização da Pedrulha, onde se encontra um muro de suporte de terras com cerca de 66 metros de comprimento e 5 metros de altura, que sustenta um arruamento sem saída e uma área de estacionamento, que apresenta fissura horizontal.

A solução técnica prevê a demolição dos troços instabilizados, levantamento e reposição de pavimentos, construção de um novo muro de suporte em betão armado com sistema de drenagem e instalação de guarda-corpos metálicos. A intervenção pode ser ajustada durante a obra, caso as condições reais exijam alterações ao projeto, que foi elaborado com base em observação direta.

O segundo ponto de intervenção localiza-se junto ao nº 119 da Rua 1º de Maio, onde a alteração do traçado viário ocorrida no século passado gerou um desnível acentuado entre o arruamento e a entrada de uma habitação privada. O talude resultante não foi devidamente estabilizado, tendo sido alvo de movimentos de massa e queda de blocos rochosos, que afetaram o antigo muro de suporte.

A empreitada pretende agora corrigir o desnível, com a construção de um novo muro de betão armado, que vai fazer também de guarda-corpos, garantindo a segurança pedonal. As escadas de acesso à habitação vão ser reposicionadas para o interior do espaço privado, eliminando a atual ocupação indevida do espaço público.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE