Uma equipa de investigadores italianos desenvolveu um biscoito inovador com um ingrediente natural que pode ajudar a controlar o apetite e, potencialmente, contribuir para a perda de peso. As conclusões preliminares foram apresentadas no Congresso Europeu sobre Obesidade, que decorre em Málaga, Espanha.
O ingrediente em destaque é um extrato da planta Artemisia absinthium – vulgarmente conhecida como absinto –, conhecido pelo seu sabor amargo e pelas suas propriedades medicinais. Este composto foi incorporado num biscoito de chocolate amargo, com o objetivo de estimular a saciedade, pode ler-se na Forever Young.
PUBLICIDADE
Num ensaio realizado com 11 participantes saudáveis, os cientistas da Universidade do Piemonte Oriental observaram que os voluntários que consumiram os biscoitos com 16% de extrato de absinto relataram menor sensação de fome e apresentaram níveis mais elevados de hormonas associadas à saciedade, como a GLP-1. Esta hormona tem um papel fundamental no controlo do apetite, regulação da glicemia e digestão, e é a mesma envolvida em tratamentos como o Ozempic e o Wegovy, usados em terapias para perda de peso e diabetes tipo 2.
Além de suprimir o apetite, o extrato parece também atrasar a digestão, o que faz com que os alimentos permaneçam mais tempo no estômago e reduz a absorção rápida de glicose, mantendo assim a sensação de saciedade durante mais tempo.
Embora o estudo tenha uma amostra pequena e esteja ainda numa fase inicial, os investigadores consideram os resultados promissores e planeiam agora expandir a investigação para confirmar o potencial do biscoito amargo como aliado no combate à obesidade.
PUBLICIDADE