Primeira Página

Dias de calor estão de volta (mas por pouco tempo)

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 7 horas atrás em 15-05-2025

Depois de vários dias com temperaturas mais amenas, esta sexta-feira, 17 de maio, marca o regresso do calor a Portugal Continental. A subida dos termómetros será sentida em praticamente todo o território, com máximas a rondar ou mesmo ultrapassar os 30 °C em vários pontos do país.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

O céu estará geralmente pouco nublado, embora com algumas nuvens ocasionais, sobretudo no litoral durante a manhã e no interior durante a tarde, sem previsão de chuva.

PUBLICIDADE

O vento soprará de leste durante a madrugada, podendo ser mais intenso nas terras altas do Norte e Centro, com rajadas até 50 km/h. Ao longo da tarde, deverá rodar para noroeste, mantendo-se fraco. O mar manter-se-á calmo, com ondas de 1 a 1,5 metros na costa ocidental e temperaturas da água entre os 17 °C e 18 °C, dependendo da região.

Este aumento das temperaturas, embora bem-vindo, deve-se a um bloqueio atmosférico que atrasa a chegada de uma depressão em aproximação a partir dos Açores. Este sistema poderá condicionar o tempo no domingo, embora ainda exista grande incerteza quanto à sua evolução.

Para sábado, dia 17, o cenário mantém-se bastante positivo para quem tem planos ao ar livre: céu pouco nublado, calor generalizado — com várias regiões a atingirem valores acima dos 30 °C — e apenas alguma nebulosidade passageira nas ilhas, sendo esperados aguaceiros fracos na Madeira.

Domingo traz mais dúvidas: os modelos meteorológicos divergem quanto ao comportamento da depressão, com a maioria a indicar que se manterá afastada, embora exista um cenário alternativo (apresentado pelo modelo AIFS) que aponta para a possibilidade de aguaceiros mais frequentes. No entanto, este cenário continua a ser minoritário, descreve o Luso Meteo.

Assim, o mais provável é que o tempo se mantenha seco, com aumento de nebulosidade ao longo do dia e possibilidade de aguaceiros localizados, sobretudo no litoral Norte e zonas montanhosas. A realização de eventos como o Rally de Portugal, o encerramento do campeonato nacional de futebol e, claro, as eleições europeias, não deverá ser afetada por condições meteorológicas adversas.

Em suma, o verão dá um pequeno sinal de vida, mesmo que ainda seja primavera — e embora o sol brilhe, a meteorologia lembra que, por vezes, o céu pode mudar depressa.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE