Coimbra

Nova greve nos SMTUC deixa utentes sem transportes

António Alves | 4 horas atrás em 14-05-2025

A greve, de âmbito nacional, foi marcada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Serviços e de Entidades com Fins Públicos (STTS).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

O pré-aviso refere que a paragem está agendada para sexta-feira, 16 de maio. De acordo com este sindicato, que pertence à Federação Nacional de Sindicatos Independentes da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos, a greve dirige-se a “trabalhadores abrangidos pelo âmbito estatutário deste sindicato, independentemente da natureza do vínculo, cargo, função ou setor de atividade, vinculados em regime de emprego público ou em regime laboral comum, integrados nas carreiras gerais, carreiras subsistentes, carreiras não revistas, incluindo a carreira de Polícia Municipal, e carreiras especiais”.

PUBLICIDADE

A reposição da carreira de Agente Único de Transportes Coletivos dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) é um dos pressupostos deste protesto que dura 24 horas e que engloba, também, a criação do Estatuto do Pessoal de Ação Educativa, a instituição em concreto do Cartão Refeição na Administração Pública pelo valor de 10,20 euros e a revisão do SIADAP e reposição dos pontos retirados aos trabalhadores adquiridos por via do SIADAP.

Em nota publicada na página dos SMTUC, a empresa municipal “lamenta eventuais transtornos que venham a verificar-se em resultado desta greve e reforça o seu compromisso para, com os meios disponíveis, cumprirem com as expectativas dos seus clientes”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE