Justiça
Rosa Grilo surpreende! Tira curso, tem boas notas, e nunca foi apanhada com cábulas

Imagem: Vitor Mota
Rosa Grilo, condenada a 25 anos de prisão pelo homicídio do marido, o triatleta Luís Miguel Grilo, está prestes a concluir o curso superior em Ciências Sociais, que tem vindo a frequentar na prisão de Tires através da Universidade Aberta.
Segundo o Correio da Manhã, a reclusa encontra-se no último ano do curso e deverá terminar a licenciatura no final do verão.
PUBLICIDADE
Durante o ano letivo em curso, Rosa Grilo teve disciplinas exigentes como Direito Internacional, Direito Penal e Direito Administrativo, áreas com as quais tem demonstrado um desempenho académico positivo. Apesar da complexidade das matérias, os resultados têm sido satisfatórios.
Na cadeia de Tires, Rosa dispõe de um computador com acesso controlado à Internet, que utiliza para estudar e realizar os exames. Estes testes decorrem numa sala específica dentro da prisão, sob vigilância através de uma câmara instalada no equipamento, garantindo o cumprimento das regras da Universidade Aberta.
A possibilidade de acesso ao ensino superior à distância tem permitido à reclusa manter uma rotina académica, apesar da pena máxima de prisão que cumpre.
Recorde-se que Rosa Grilo foi condenada em 2019 pelo assassinato do marido, num caso que chocou o país. A sua dedicação aos estudos tem sido destacada como um exemplo de reinserção social possível no sistema prisional português.
PUBLICIDADE