Vamos

E melhor pão de Portugal é…

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 7 horas atrás em 12-05-2025

Imagem: Museu do Pão / Facebook

Portugal elegeu o seu melhor Pão e não é só um. É uma mão cheia: Trigo, Sementes, Centeio, Broa e Inovação.

PUBLICIDADE

publicidade

O Museu do Pão foi o palco da primeira edição do concurso “O Melhor Pão de Portugal”, uma iniciativa conjunta da ACIP – Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares e do próprio Museu do Pão.

PUBLICIDADE

Entre os grandes vencedores, destaque para a Padaria Dias, da Covilhã, que arrecadou três medalhas de ouro com o melhor pão de sementes, melhor pão de centeio e melhor pão inovação. Na categoria Trigo, a vitória foi para a Rustica Bakery and Brunch, de Viseu, enquanto a Pastelaria Moinho Novo, de Tentúgal, foi a grande vencedora na categoria Broa.

Os pães a concurso foram avaliados em prova cega, por um júri composto por 27 profissionais do setor e presidido pelo Chef Hélio Loureiro que analisaram criteriosamente o sabor, a textura, o aroma e a apresentação de cada pão.

Para Michael Fonseca, Padeiro Chef do Museu do Pão e também membro do júri, “Este concurso é mais do que uma competição — é uma celebração da arte e da paixão pela panificação. No Museu do Pão, sempre acreditámos que cada pão carrega consigo a história, a cultura e o saber de quem o faz. Poder reconhecer e premiar os melhores pães de Portugal é uma forma de honrar essa tradição e, ao mesmo tempo, inspirar novas gerações a continuarem a reinventar esta arte tão essencial.”

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE