Primeira Página

Conheça a aldeia histórica de xisto onde se respira tradição e encanto

Notícias de Coimbra | 20 horas atrás em 11-05-2025

Imagem: @gatovadiotravelblog

Se há lugares que são verdadeiras viagens no tempo, Piódão é certamente um deles.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, moldada pela natureza desafiante da Serra do Açor. As suas casas, construídas com pedra retirada da própria serra, continuam a manter a sua estrutura original: dois pisos, com o rés-do-chão destinado ao armazenamento de alfaias agrícolas e cereais, e o andar superior reservado à habitação, refere o NCulture.

PUBLICIDADE

Na aldeia o site INATURE recomenda visitar: a Igreja de Santa Maria (Matriz), a Casa Museu (Etnografia), a Capela de São Pedro, a Fonte do Algares, a Capela das Almas, a Levada, o Forno do Pão e a Praia Fluvial de Piódão.

O site dá-nos ainda a conhecer a história do Padre Manuel Fernandes Nogueira, figura crucial que transformou a aldeia no século XIX.

“Este sacerdote criou um colégio em Piódão, educando mais de duzentos jovens entre 1886 e 1906. Promoveu também importantes obras públicas, como a construção de pontes e caminhos, e incentivou a plantação dos pinhais que ainda hoje envolvem a aldeia de Piódão”, escrevem.

As lendas de Piódão também são famosas. Diogo Lopes Pacheco, personagem histórico ligado à trágica morte de Inês de Castro, terá escolhido esta aldeia para se refugiar da vingança de D. Pedro I.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE