Economia

Candidaturas a apoios de 9,9 milhões face à língua azul e tempestade Kirk terminam esta sexta-feira

Notícias de Coimbra com Lusa | 9 horas atrás em 09-05-2025

O prazo de candidatura a apoios de 9,9 milhões de euros para fazer face ao impacto da doença da língua azul e da tempestade Kirk termina hoje.

PUBLICIDADE

publicidade

Em causa está uma medida do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), com oito milhões de euros de dotação, que se destina aos produtores afetados com perdas iguais os superiores a 30%.

PUBLICIDADE

Os produtores podem receber até 42.000 euros por exploração, para as culturas do milho, maçã e castanha.

As despesas elegíveis para este apoio são as efetuadas após a data da ocorrência da tempestade e da catástrofe. No caso da tempestade Kirk são os dias 09 e 10 de outubro de 2024.

Já os detentores de ovinos com quebras de rendimento abaixo de 30% podem beneficiar de uma ajuda global de 1,9 milhões de euros.

Conforme detalhou o executivo, em abril, o apoio é de 48 euros por ovino morto entre 05 de setembro de 2024 e 16 de janeiro de 2025, das explorações que notificaram à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Foi também criada uma linha de crédito de cinco milhões de euros, com juros bonificados a 100%, para financiar a compra de reprodutores ovinos em explorações afetadas pela língua azul. O prazo de pagamento é de cinco anos.

O limite individual de crédito é de 120 euros por ovino reprodutor e de 240 euros no caso dos que são de raça autóctone.

A febre catarral ovina ou língua azul é uma doença viral, de notificação obrigatória, que afeta os ruminantes e não é transmissível a humanos.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE