Primeira Página

Santana Lopes: Luís Montenegro é produto da melhor formação PSD mas é alvo de campanha  

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 meses atrás em 08-05-2025

Imagem: MIGUEL A. LOPES / LUSA

O antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes referiu-se hoje à excelência da Academia do Sporting para depois considerar Luís Montenegro um produto da melhor formação do PSD, mas advertiu que está a ser alvo de uma campanha.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Pedro Santana Lopes, atual presidente da Câmara da Figueira da Foz, eleito numa lista independente, falava no final de uma ação de campanha da AD – coligação PSD/CDS em que Luís Montenegro visitou um bloco de construção de novas habitações a custos controlados.

PUBLICIDADE

Com o atual presidente do PSD ao seu lado, o antigo primeiro-ministro social-democrata (2004/2005) assinalou que o Sporting “é conhecido por produzir grandes jogadores mundiais” na sua academia.

“E o PSD já produziu grandes líderes nas suas escolas de formação. Este [Luís Montenegro] pertence a essa cepa. Outros ficaram pelo caminho, como eu. Este pertence à cepa dos que vai ficar”, sustentou.

O antigo líder social-democrata defendeu que, tal como Cavaco Silva, o atual primeiro-ministro vai ficar “na história pela sua governação”.

 “Apesar de todas as polémicas, todas as sondagens dão o que dão. Apesar de todos os ataques que sofre [Luís Montenegro], que são semelhantes também com outros no passado, de outros tempos, as sondagens dão o que dão”, insistiu Pedro Santana Lopes.

Interrogado se o presidente do PSD está a ser alvo de uma campanha negra, o autarca da Figueira da Foz recusou essa classificação.

“Agora que há uma campanha, isso não tenho dúvida nenhuma, porque perceberam que não havia mais nada para agarrar. Mas o povo é o mais esperto de nós todos. O povo sabe e vai mostrar que sabe. Sabe sempre quando é a nosso favor ou contra nós”, respondeu, numa alusão às eleições do próximo dia 18.

Em 2018, depois de ter perdido a corrida interna à liderança do PSD para Rui Rio, Pedro Santana Lopes desfiliou-se do PSD para fundar o partido Aliança, do qual saiu em 2021.

Mas em 11 de fevereiro passado a Comissão Política Nacional do PSD aprovou o apoio à recandidatura do ex-líder do partido Pedro Santana Lopes à Câmara Municipal da Figueira da Foz.

“O regresso de Pedro Santana Lopes a candidaturas do PSD é sinal claro de unidade e agregação. O PSD privilegia a escolha dos melhores candidatos e projetos em cada localidade”, sustentou a direção social-democrata num comunicado emitido nesse dia.

Esta será a primeira vez que Pedro Santana Lopes concorrerá com o apoio do PSD desde que deixou o partido em 2018, depois de o ter liderado entre 2004 e 2005, altura em que foi também primeiro-ministro.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE