Mundo

Cardeais na Capela Sistina para escolher o novo Papa

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 8 horas atrás em 08-05-2025

O Conclave para eleger o sucessor do Papa Francisco entrou esta quinta-feira, 8 de maio, no seu segundo dia, com os 133 cardeais eleitores a regressarem à Capela Sistina para novas rondas de votação.

A primeira votação desta quinta-feira estava prevista para antes das 9:30 (hora local), seguindo-se até mais três ao longo do dia, caso seja necessário.

Na quarta-feira, dia de arranque do processo, os cardeais participaram na Missa ‘Pro Eligendo Romano Pontifice’ às 9:00 em Lisboa, a última celebração pública antes do isolamento completo imposto pelo Conclave. Durante o primeiro dia, foi realizada apenas uma votação, cujo resultado foi inconclusivo. Pelas 20:00, em Portugal, o fumo negro saiu da chaminé da Capela Sistina e confirmou que ainda não tinha sido alcançado consenso quanto ao novo líder da Igreja Católica.

PUBLICIDADE

Hoje, com quatro votações previstas , duas durante a manhã e duas à tarde , cresce a expectativa entre os fiéis em todo o mundo sobre quem será o escolhido para suceder a Francisco, que renunciou por motivos de saúde.

Recorde-se que, para ser eleito, um cardeal precisa de reunir dois terços dos votos , neste caso, pelo menos 89. Até esse momento, a chaminé continuará a ser o símbolo visível do processo: fumo negro significa que não houve eleição; fumo branco, que há novo Papa.

O mundo aguarda, em silêncio e em oração, por esse sinal.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE