Coimbra

30 jovens participam em ação voluntária na Casa de Saúde Rainha Santa Isabel 

Notícias de Coimbra | 17 horas atrás em 06-05-2025

O Serviço Diocesano da Juventude de Coimbra (SDJ), em parceria com as Irmãs Hospitaleiras, tem levado a cabo algumas ações voluntárias. Entre os dias 11 e 13 de abril realizou-se mais uma, na Casa de Saúde Rainha Santa Isabel, em Condeixa, com um grupo de jovens provenientes de todos os cantos da Diocese de Coimbra.

30 jovens. Foi o maior grupo de voluntários até ao momento. Vieram de vários pontos da Diocese de Coimbra, pertencentes a grupos de jovens, a grupos de catequese, de acólitos e jovens a título individual. O propósito de todos era comum: ajudar!

Hugo Monteiro, coordenador do SDJ, explica que os jovens “durante os dias de voluntariado foram integrados em grupos de ação direta junto dos utentes, por forma a terem a perceção de que cuidar do outro pode ser feito de várias formas”.

PUBLICIDADE

“Dar comida aos utentes que não o conseguiam fazer sozinhos e ouvir os testemunhos daqueles que ainda conseguiam expressar-se foi algo que me marcou de uma forma muito especial”, começa por relatar Beatriz Carvalho, uma das voluntárias desta ação. “Ali, naquela ambiente cheio de simplicidade e entrega, percebi que adoraria estar ali mais vezes. Senti, pela primeira vez na vida, que tinha encontrado o meu propósito: ajudar”, conclui.

Leonardo Soares, outro jovem voluntário, revela que partiu para este desafio sem grandes expectativas, apenas com vontade de ajudar de alguma forma e afirma que viveu muitos “momentos tocantes”, porém destaca que aqueles que mais o marcaram “foram aqueles em que olhei ao redor e vi todos, voluntários e utentes sorrindo, um alegrando o outro com gestos simples e genuínos”.

“Nós aqui não cuidamos da doença, cuidamos da pessoa”. Esta é uma frase ouvida nos dias passados na Casa de Saúde Rainha Santa Isabel por Luana Dias, igualmente voluntária desta ação, e que a tocou de modo especial, de modo que ainda ecoa na memória. 

Mafalda Terceiro, jovem voluntária, confidenciou: “o meu principal objetivo este fim-de-semana era causar o máximo de sorrisos que conseguisse e tenho a dizer que consegui atingir esse objetivo e estou muito grata por isso”, garante. “Entrei neste fim-de-semana com o coração aberto a novas experiências e saí com ele completamente cheio”, partilha.

Todos os participantes nesta ação de voluntariado disseram querer voltar e que foi uma experiência que jamais vão esquecer. De modo geral, revelaram ter vivido bons momentos de oração e partilha, onde se falou, de modo especial, do exemplo do Bom Samaritano.

Os três dias de voluntariado culminaram com a celebração da Missa de Ramos, à qual presidiu o Vigário Geral, Padre Manuel Ferrão.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE