A empresa portuguesa Carmo Wood, especializada em construção em madeira, acaba de apresentar três novas linhas de moradias modulares com uma proposta clara: oferecer uma alternativa sustentável, acessível e rápida para enfrentar a crescente crise habitacional em Portugal.
Sob os nomes Nature Homes, Green Villas e Golden Villas, estas casas pré-fabricadas são construídas com painéis de madeira maciça CLT (Cross-Laminated Timber), um material inovador que alia resistência, isolamento térmico e durabilidade. O objetivo passa por democratizar o acesso à habitação de qualidade, com preços fixos, prazos controlados e processos simplificados.
As novas gamas foram pensadas para diferentes perfis. As Nature Homes, com áreas desde 70 m², destinam-se a quem procura a primeira habitação. Green Villas apostam numa estética contemporânea e na eficiência energética e as Golden Villas, com áreas entre 180 e 400 m², são opções premium que integram materiais de luxo e energias renováveis.
PUBLICIDADE
Segundo João Figueiredo, CEO da Carmo Wood Engineering, estas moradias estão desenhadas para durar mais de um século, com uma manutenção mínima. A industrialização do processo construtivo permite que cada casa seja montada em apenas cinco meses, desde a adjudicação até à entrega, dá conta o EchoBoomer.
Num contexto em que os custos da construção tradicional disparam e os entraves burocráticos dificultam o acesso à habitação, a Carmo Wood aposta num modelo económico mais estável e previsível, com controlo orçamental desde o início.
O primeiro projeto, uma Nature Home no concelho de Sobral de Monte Agraço, está prestes a ser concluído, com um investimento de cerca de 180 mil euros.
PUBLICIDADE