Coimbra

Voluntários de Coimbra promovem noite de Honra e Solidariedade

António Alves | 9 horas atrás em 03-05-2025

O constitucionalista José Gomes Canotilho foi homenageado pela corporação.

A iniciativa decorreu sábado na Sala D. Afonso Henriques (Convento São Francisco) e serviu para prestar homenagem ao professor jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, José Gomes Canotilho.

Na inrervenção, o presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra, João Vasco Ribeiro, explicou que a Gala Solidária teve como objetivo “dar mais capacidade à nossa organização”.

PUBLICIDADE

O dirigente explicou que a corporação já dispõe de 80 elementos e que é necessário que eles se sintam “felizes e bem apetrechados”.

Por outro lado, “agradecer às pessoas que vêm cá, as empresas, as instituições e o conjunto de pessoas comuns, escolas, universidades, os politécnicos, toda essa gente que, no fundo, é com a solidariedade deles e o altruísmo deles que nós conseguimos fazer coisas melhores e andar para a frente”.

Veja imagens da Gala Solidária

João Vasco Ribeiro fez questão de lembrar que, nos dias de hoje, os Voluntários são mais do que bombeiros pois quando tomaram posse “não dispunham de equipamento para funções como a emergência pré-hospitalar”.

A corporação decidiu ainda avançar com um conjunto de iniciativas que apostam na “compassividade e alegria no tratamento de pessoas que estão ali à nossa volta e que têm, de facto, necessidades específicas e, fundamentalmente, são desfavorecidas em relação a outras pessoas”.

Para tal foram contratadas duas assistentes sociais que estão a trabalhar na zona da Baixa de Coimbra, mas a ambição é que esse tipo de trabalho chegue ao resto do território municipal.

Veja o Direto NDC com João Vasco Ribeiro

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE