Primeira Página

Anunciado candidato do PS à Figueira da Foz abandona corrida

Notícias de Coimbra com Lusa | 21 horas atrás em 02-05-2025

 O anunciado candidato do PS à Câmara da Figueira da Foz nas autárquicas de setembro ou outubro, Vítor Rodrigues, renunciou à candidatura por razões de ordem pessoal, anunciou a estrutura socialista local.

Numa nota de imprensa, o PS da Figueira da Foz agradece a Vítor Rodrigues a disponibilidade e o empenho, lamenta a decisão, mas esclarece que as razões de ordem pessoal apresentadas pelo anunciado candidato devem ser respeitadas por todos.

“O PS sabe que pode continuar a contar com Vítor Rodrigues na construção de um futuro melhor para a Figueira da Foz, conforme o próprio nos informou. Esta situação não altera a determinação do Partido Socialista em apresentar uma candidatura forte, mobilizadora e credível, ao serviço da Figueira da Foz e de todas e todos os figueirenses”, sintetizou o PS.

PUBLICIDADE

Em 24 de fevereiro, o PS anunciou que Vítor Rodrigues, de 61 anos, tenente-coronel aposentado da GNR, seria o candidato à Câmara.

Então, em comunicado, a estrutura socialista salientou que o nome do antigo Chefe do Estado Maior da Unidade de Controlo Costeiro foi sufragado por larga maioria, com 34 votos a favor, três contra, quatro abstenções, um voto nulo e outro em branco.

Nas eleições autárquicas Vítor Rodrigues iria enfrentar o atual presidente da Câmara, Pedro Santana Lopes, que já anunciou a sua recandidatura ao cargo, apoiado pelo movimento Figueira a Primeira (FAP) e pelo PSD.

O antigo primeiro-ministro governa o município figueirense desde 2021, pela segunda vez, depois de ter sido presidente de Câmara duas décadas antes, entre 1997 e 2001.

Nas últimas autárquicas, foi eleito pela FAP, sem maioria absoluta, mas um acordo com o então líder local do PSD, Ricardo Silva, único vereador social-democrata na Câmara da Figueira da Foz, garantiu a maioria ao seu executivo a partir de junho de 2023.

O PS local disse também hoje, no mesmo comunicado, que, em breve, os órgãos próprios do partido na Figueira da Foz “irão reunir e serão anunciados os candidatos para as eleições autárquicas, capazes de protagonizar uma séria e efetiva alternativa à atual gestão municipal”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE